Resumo

A aferição da pressão arterial (PA) é classificada como um importante indicador da saúde cardiovascular. A investigação da PA pode fornecer indícios de doenças no sistema cardiovascular, em virtude disso, seu monitoramento é essencial em todas as fases da vida. OBJETIVO: Analisar a variação da pressão arterial em discentes de ambos os sexos do ensino médio de escolas públicas da cidade de São João dos Patos/MA. METODOLOGIA: Este é um estudo transversal, de cunho quali-quantitativo, tendo como participantes 207 alunos, meninos n=92 e meninas n= 115, devidamente matriculados em escolas de ensino médio da cidade de São João dos Patos/ MA. Para a avaliação do peso foi utilizado uma balança digital da marca Omron, com precisão de 1 grama. Para avaliar a estatura, foi utilizado o estadiômetro da marca Avanutri, com precisão de 1 cm. A pressão arterial sistólica (PAS, mmHg)  e diastólica (PAD, mmHg) foram mensuradas após os alunos permanecerem por 5 minutos em repouso, foram realizadas 3 avaliações, sendo descartada a primeira avaliação e calculado a média entre as outras duas medidas. A mensuração foi realizada pelo método oscilométrico, utilizando o monitor automático de pressão arterial modelo HBP-1100, da marca Omron. Os resultados da PA foram classificados em <120/ <80 = normal, 121 a 129/ <80= elevada, 130 a 139/ até 89= hipertensão estágio I e >140/ 90= hipertensão estágio II. Os procedimentos seguiram as diretrizes atuais da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Após o teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov, os dados foram apresentados em média± desvio padrão. Para comparação dos valores da PAS e PAD entre os grupos (meninos e meninas) foi utilizado o test t de student não pareado; o teste de qui-quadrado de Pearson foi utilizado para associação da classificação da PA. O nível adotado de significância foi de p< 0,05. As análises foram realizadas no programa estatístico GraphPad Prism 8.0.1. RESULTADOS: A idade média dos participantes foi de 16±1,1 anos, peso (kg)= 57,2± 10,9, estatura (m) = 1,65± 0,09 e IMC (peso/metros2) = 21,1± 3,2. Os meninos apresentaram uma PAS média de 121± 11, já as meninas 113± 11, apresentando diferença ao comparar os dois grupos (p< 0,01). Os resultados da PAD foram, 67 ± 7 para os meninos e 66 ± 9 para as meninas, não demonstrando diferença na comparação entre os grupos (p>0,05). Em relação à classificação, respectivamente, dos meninos vs meninas, 51% vs 75% apresentaram PA normal; 28% vs 16% com PA elevada; 13% dos meninos e 8% das meninas com hipertensão arterial estágio I e por fim, 8% dos meninos vs 1% das meninas com hipertensão arterial estágio II. CONCLUSÃO: Com base nos resultados, pode-se concluir que houve uma variação entre os sexos, sendo mais elevado a PAS nos meninos. A classificação da PA também se demonstrou mais preocupante no grupo de meninos do que no de meninas, embora a maioria seja classificada como normal para ambos os sexos, em que percentuais relevantes se destacam acima da normalidade. A identificação e tratamento precoce da hipertensão arterial pode melhorar a qualidade de vida destes adolescentes e diminuir risco de hospitalizações e gastos futuros, pessoais e governamentais.