Resumo

OBJETIVO: Comparar entre gêneros a qualidade de vida (QV) de adolescentes. MÉTODOS: A amostra foi composta por 1066 alunos (495 meninos e 571 meninas), com idade entre 14 e 17 anos. Para avaliar a qualidade de vida dos escolares foi utilizado o Pentáculo do Bem-Estar proposto por Nahas (2006). Esse instrumento é composto por cinco dimensões do estilo de vida, sendo: atividade física, nutrição, controle do estresse, comportamento preventivo e relacionamento social. Em cada componente existem três questões com valores de zero a três. Os dados obtidos foram analisados através da estatística descritiva e o teste t para amostra independente com nível de significância de p<0,05. RESULTADOS: Os alunos apresentam estilo de vida satisfatório. Os meninos apresentam melhores resultados na variável atividade física e controle do estresse em relação ao grupo de meninas. Já as meninas apresentam resultados significativos na variável comportamento preventivo. Nas variáveis nutrição e relacionamento social não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos. CONCLUSÕES: Os meninos apresentaram um melhor estilo de vida em relação ao grupo de meninas.

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