Avaliação da Qualidade de Vida em Adolescentes do Ensino Médio do Município de Canoinhas/sc
Por Peters Vater Westphal (Autor), Luís Paulo Gomes Mascarenhas (Autor), Marcos Roberto Queiroga (Autor), Marcos Tadeu Grzelczak (Autor), William Cordeiro de Souza (Autor).
Em Revista Brasileira de Qualidade de Vida v. 8, n 3, 2016. Da página 1 a 11
Resumo
OBJETIVO: Comparar entre gêneros a qualidade de vida (QV) de adolescentes. MÉTODOS: A amostra foi composta por 1066 alunos (495 meninos e 571 meninas), com idade entre 14 e 17 anos. Para avaliar a qualidade de vida dos escolares foi utilizado o Pentáculo do Bem-Estar proposto por Nahas (2006). Esse instrumento é composto por cinco dimensões do estilo de vida, sendo: atividade física, nutrição, controle do estresse, comportamento preventivo e relacionamento social. Em cada componente existem três questões com valores de zero a três. Os dados obtidos foram analisados através da estatística descritiva e o teste t para amostra independente com nível de significância de p<0,05. RESULTADOS: Os alunos apresentam estilo de vida satisfatório. Os meninos apresentam melhores resultados na variável atividade física e controle do estresse em relação ao grupo de meninas. Já as meninas apresentam resultados significativos na variável comportamento preventivo. Nas variáveis nutrição e relacionamento social não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos. CONCLUSÕES: Os meninos apresentaram um melhor estilo de vida em relação ao grupo de meninas.