Avaliação da qualidade de vida em idosas ativas e sedentárias de Araújos - MG
Por José Vitor Vieira Salgado (Autor), Andrêza Soares dos Santos (Autor), Grenia Aparecida de Sousa (Autor).
Resumo
INTRODUÇÃO: A avaliação da qualidade de vida em idosos ativos e inativos é muito importante visto que a atividade física proporciona efeitos positivos na qualidade de vida.
OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida de idosas ativas participantes do Programa Vem para o Esporte da prefeitura municipal de Araújos e idosas sedentárias.
MÉTODOS: Estudo transversal com uma amostra de conveniência composta por 13 idosas sedentárias e 13 idosas ativas. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados o questionário SF-36 sobre qualidade de vida aplicado individualmente no mês de outubro de 2018. A análise dos resultados foi efetuada por estatística descritiva e a comparação entre os grupos pelo teste t de Student.
RESULTADOS: A análise do questionário SF-36 apresenta diferenças significativas entre os domínios capacidade funcional, limitação por aspectos físicos, dor, estado geral de saúde, vitalidade, aspectos emocionais e saúde mental. No domínio aspectos sociais, não foi encontrado diferenças significativas.
CONCLUSÃO: Diante dos resultados apresentados conclui-se que a prática de exercícios físicos pode contribuir para a manutenção da qualidade de vida da pessoa idosa, revelando-se uma estratégia de prevenção e promoção da saúde importante.