Avaliação da Utilização de Dietas da Moda Por Praticantes de Musculação e Suas Implicações na Qualidade Nutricional em Academias de Anápolis

Por: Hávilla Jéssica Ramos Santos, Paulo Henrique Tavares Silva, Rávila Graziany Machado de Souza e Viviane Soares.

Coleção Pesquisa em Educação Física - v.18 - n.3 - 2019

Send to Kindle


.Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar a utilização de dietas da moda por praticantes de musculação e suas implicações na qualidade nutricional. Foi realizada uma pesquisa descritiva de caráter transversal, com 106 indivíduos de ambos os sexos praticantes de musculação em três academias da cidade de Anápolis/GO. Como instrumento foi utilizado um questionário com perguntas referentes às características individuais, utilização de dietas da moda, características do treino, quantificação do consumo alimentar e sintomas decorrentes da dieta. Os dados foram analisados no software Stata versão 12.0 e os dados referentes à alimentação foram analisados pelo software Avanutri®. Cerca de 14,52% dos participantes (n=9) utilizaram algum tipo de dieta da moda. Entre o público feminino a utilização foi de 43,18% (n=19), com 80% das mulheres e 66,67% dos homens fazendo a dieta Low carb. Os sintomas mais relatados por homens e mulheres foram fraqueza, 62,50% entre os homens e 60% entre as mulheres, 25% dos homens e 26,67% das mulheres relataram tontura e 12,50% dos homens e 6,67% das mulheres afirmaram nervosismo. Cerca de 55,55% dos homens e 83,33% das mulheres afirmaram ter como principal objetivo emagrecer, além disso, observou-se que o consumo de carboidratos e fibras foi inferior e o consumo de proteínas foi superior às recomendações vigentes. Conclui-se que a minoria fez uso de dietas da moda, sendo a Low carb a mais usada, especialmente entre as mulheres objetivando emagrecimento, os principais sintomas mencionados foram fraqueza, tontura e nervosismo, os quais podem estar relacionados ao desequilíbrio de macronutrientes.

Endereço: https://www.fontouraeditora.com.br/periodico/home/viewArticle/1427

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.