Resumo

A Educação Física enquanto prática pedagógica em muitas escolas ainda baseia-se em uma concepção tradicional de algumas modalidades esportivas, com caráter de reprodução dos movimentos técnicos. Atualmente, com as novas propostas pedagógicas, o ensino do basquetebol pode estar atrelado com a concepção de cultura corporal de movimento no qual a modalidade não deve ser abordada somente de maneira procedimental. Um dos caminhos para isso é por meio da implementação de um livro didático com conteúdos referentes ao basquetebol. Portanto, o objetivo do presente estudo foi avaliar a opinião dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual, do interior de São Paulo, sobre a implementação de algumas aulas de Educação Física baseadas em um livro didático de basquetebol. Para isso, os materiais foram analisados de maneira a averiguar os conteúdos assimilados, a partir das atividades propostas. Após a utilização e a análise dos livros, foi selecionada de maneira aleatória uma amostra de cinco alunos para a realização de um grupo focal. Os resultados indicam que o livro didático proporcionou um aporte necessário para a compreensão das dimensões dos conteúdos (conceitual, atitudinal e procedimental), propiciando um auxílio importante à prática pedagógica.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1991.

BETTI, M. Educação Física escolar: ensino e pesquisa-ação. Ijuí: Unijuí, 2009.

BETTI, M. Ensino de primeiro e segundo graus: Educação Física para quê? Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 13, n. 2, p. 282 – 287, jan. 1992.

BITTENCOURT, C. M. F. Em foco: história, produção e memória do livro didático. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p. 1-3, 2004.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2014.

BRASIL. Lei número 10.793, de 1º de dezembro de 2003. Publicado no Diário Oficial da União em 2 de dezembro de 2003. Disponível em: . Acesso em: 05 dez. 2014.

DARIDO, S. C. Os conteúdos da Educação Física na escola. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. (coord.) Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p.122-136.

DARIDO, S. C.; IMPOLCETTO, F. M.; BARROSO, A. L. R.; RODRIGUES, H. A. Livro didático na Educação Física escolar: considerações iniciais. Motriz, Rio Claro, v. 16, n. 2, p. 450 – 457, abr./jun. 2010.

DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

DARIDO, S. C.; SANCHES NETO, L. O Contexto da Educação Física na Escola. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

GALATTI, L. R. Pedagogia do Esporte: discutindo o processo de ensino-aprendizagem na modalidade basquetebol. 2002. 98f. Monografia (Bacharelado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

GALATTI, L. R.; PAES, R. R.; DARIDO, S. C. Pedagogia do Esporte: livro didático aplicado aos Jogos Esportivos Coletivos. Motriz: Revista de Educação Física (Online), v. 16, p. 751-761, 2010.

IMPOLCETTO, F. M. Livro didático como tecnologia educacional: uma proposta de construção coletiva para a organização curricular do conteúdo voleibol. 2012. 320f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias)-Instituto de Biociências. Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012.

MUNAKATA, K. Livro didático: produção e leituras. In: ABREU, M. (org). Leitura, História e História da Leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2000.

RAMOS, D. K. Os conteúdos de aprendizagem e o planejamento escolar. Psicopedagogia online, São Paulo, março de 2013. .

RAMOS, G. N. S. A natureza da pesquisa em educação física escolar. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 8., 2005, São Paulo. Anais... São Paulo: Escola de Educação Física e Esporte EEFEUSP, 2005.

RODRIGUES, H. A. Basquetebol na escola: construção, avaliação e aplicabilidade de um livro didático. 2009. 183f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade). Instituto de Biociências. Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2009.

RODRIGUES, H. A.; DARIDO, S. C. O livro didático na Educação Física escolar: a visão dos professores. Motriz, Rio Claro, v.17 n.1, p.48-62, jan./mar. 2011.

RODRIGUES, H. A.; DARIDO, S. C. Basquetebol na escola: uma proposta didático-pedagógica. 1. ed. v.1. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

RUFINO, L. G. B. "Campos de luta": o processo de construção coletiva de um livro didático na Educação Física no Ensino Médio. 2012. 366f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias)- Instituto de Biociências. Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012.

RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. Educação Física escolar, tema transversal saúde e livro didático: possíveis relações durante a prática pedagógica. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 21, p. 21-34, 2013.

SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SOARES, C. L.; TAFFAREL, C. N. Z.; VARJAL, E.; CASTELLANI FILHO,L.; ESCOBAR, M. O.; BRACHT, V. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

ZABALA, A. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Acessar Arquivo