Resumo

O objetivo geral desta pesquisa foi avaliar o nível das capacidades técnico-táticas na modalidade de voleibol infantil feminino, no que diz respeito à tomada de decisão, ajustamento, eficiência e eficácia. Participaram desta investigação 72 atletas, do gênero feminino, pertencentes a seis equipes do escalão infantil participantes de competições escolares e estaduais em Santa Catarina. O instrumento de coleta de dados foi uma grelha de observação direta das ações técnico-táticas das jogadoras nos jogos desta modalidade. Na análise dos dados foram empregados os recursos da estatística descritiva, bem como aplicados os testes Qui-quadrado e o Exato de Fischer, contidos no programa Statiscal Package for the Social Science (SPSS) for Windows, versão 11.5, cujo nível de significância adotado foi de p<0,05. As evidências encontradas destacaram o melhor desempenho técnico-tático das jogadoras participantes da competição estadual, as quais apresentaram com maior freqüência ações de jogo em nível avançado, nas dimensões de tomada de decisão, ajustamento, eficiência e eficácia. Constatou-se também que as jogadoras participantes de competições estaduais apresentaram sempre níveis mais avançados de desempenho em todas as funções de jogo. Há associação entre a avaliação global das capacidades técnico-táticas das jogadoras e a classificação final das equipes nos campeonatos analisados. Sugere-se a continuidade dos estudos nesta área para verificar o nível das capacidades técnico-táticas de jogadoras pertencentes a diferentes categorias desta modalidade, bem como analisar os comportamentos dos treinadores e as tarefas implementadas no processo de ensino-aprendizagem-treinamento que auxiliam no desenvolvimento das capacidades técnico-táticas.

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