Avaliação das Habilidades Psicomotoras em Crianças de 08 a 10 Anos de Toritama–PE
Por Dayane Tays da Silva (Autor), Yara Lucy Fidelix (Autor), Camila Paes Antunes de Oliveira (Autor), Anna Luiza Rodrigues Soares Bernardino (Autor), Sabrina França Soares (Autor), Francielly Deyse Matos da Silva (Autor), João Paulo Cicero de Arandas (Autor).
Em XII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
A literatura aponta que a psicomotricidade tem grande relevância nas habilidades psicomotoras, desenvolvendo competências cognitivas, afetivas, intelectuais e sociais. Entretanto, o aumento do comportamento sedentário, associado à redução da atividade física, podem interferir no desenvolvimento psicomotor de crianças. Assim, o objetivo do estudo foi avaliar o desenvolvimento psicomotor de crianças de 08 a 10 anos residentes em Toritama-PE. Participaram da pesquisa nove crianças (05 meninos), incluindo um menino com Síndrome de Down. As avaliações incluíram atividades de equilíbrio estático e dinâmico, desenho da figura humana, dominância pedal, lateralidade, rítmicas, práxia global e fina, coordenação oculopedal e oculomotora.