Resumo

A ausência de informações sistematizadas sobre a relação entre a influência conjunta do desempenho motor e cognitivo, e sua influência, na aquisição instrucional das habilidades para a aprendizagem da linguagem escrita, pode ser considerada, entre outros fatores, como o responsável pelos distúrbios, no desenvolvimento desta aprendizagem. Isso, porque, ao se avaliar tal assunto, constatou-se que alguns autores apontavam para a necessidade de se considerar, isoladamente, as influências dos domínios cognitivo e motor na referida dificuldade, enquanto que outros autores desenvolveram estudos, neste mesmo sentido, sem entretanto, considerarem tal relação, de forma conjunta. Procurando-se contribuir, em parte, à resolução, do referido problema, estabeleceu-se, em termos gerais, o objetivo de avaliar-se, não somente a influência isolada, mas também a conjunta, de mecanismos cognitivos e motores, e sua influência, na aquisição instrucional das habilidades, para a aprendizagem da linguagem escrita. O alcance de tal objetivo foi conseguido, e está demonstrado, por meio das figuras, anexos e gráficos, em anexo, em que, é permitido se demonstrar que a agregação harmônica dos objetivos específicos resultaram na consecução do objetivo geral, anteriormente comentado. Chegou-se à consecução deste objetivo, por meio da última questão de pesquisa investigada, em que se identificou quais foram os componentes instrucionais, de aprendizagem declarativa, ou cognitiva, e quais foram os componentes instrucionais, de aprendizagem procedural, ou mecânica, possíveis de serem relacionados, por meio de uma mensuração relativa, com as dificuldades da aprendizagem, em estudo. Para isso, planejou-se e executou-se uma pesquisa, cuja metodologia se iniciou, a partir de uma revisão de literatura, com a aplicação do Teste de Bruininks Oseretsky (investigação dos aspectos motores) e a aplicação da Avaliação Pedagógica de Leitura e Escrita, com a função de se avaliar o grau de maturidade cognitiva dos alunos. Após a análise dos diferentes testes, observou-se que, sempre nas retestagens, aconteceu um aumento significativo na aprendizagem. Acredita-se que tal fato ocorreu, em função do conhecimento dos diferentes testes, pelos próprios alunos, em decorrência do sistema de testagem e retestagem dos testes, em questão. Desta forma, somente após a aplicação e verificação dos testes é que se demonstraram resultados significativos, na retestagem dos domínios cognitivo e motor, em que os resultados estatísticos das amostragens foram comprovados. Em termos gerais, a conduta motora enfocada nesta pesquisa tratou dos distúrbios de aprendizagem da linguagem escrita, por envolver aspectos, relacionados com a coordenação motora fina, ao desenvolvimento de tal habilidade. A particularidade de tal conduta motora, ou comportamento motor, transformado em objeto de estudo específico, foi o desempenho motor e cognitivo e sua influência, na aquisição das habilidades para a linguagem escrita. Esta pesquisa está inserida, respectivamente, na Área Temática da Cultura e Corporeidade, e na Linha de Pesquisa dos Aspectos Pedagógicos da Motricidade Humana e no Projeto de Pesquisa Avaliação de Sistemas Instrucionais e Educacionais de Condutas ou Comportamentos Motores, pertencentes ao programa de pós-graduação Strictu Sensu, em Ciência da Motricidade Humana, da Universidade Castelo Branco.

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