Avaliação de aptidão física, estado nutricional e tempo de sono dos escolares da cidade de Criciúma-SC
Por Eduarda Valim Pereir (Autor), Geiziane Laurindo de Morais (Autor), Rafael Colares Antunes (Autor), Joni Marcio de Farias (Autor).
Parte de Boas práticas na educação física Catarinense 2020 . páginas 26 - 37
Resumo
No decorrer da infância e adolescência, os indivíduos passam por transformações biológicas, psicológicas e corporais. É a busca pela autonomia e o desenvolvimento de responsabilidades por novos hábitos adquiridos, sendo estes maléficos ou benéficos para a sua saúde (VASCONCELLOS; BATTISIT, 2019). Nesse sentido, os índices de baixa aptidão física e obesidade têm se apresentado entre um dos fatores de riscos à saúde na população jovem (SOUZA et al., 2019). A aptidão física, quando relacionada à saúde, envolve diferentes dimensões, entre elas a capacidade cardiorrespiratória, flexibilidade, resistência muscular e composição corporal. Já quando está relacionada ao desempenho físico, consiste em outras variáveis, tais como agilidade, velocidade, força de membros inferiores e superiores (MELLO et al., 2015). Assim, quanto maior for o desempenho do indivíduo, melhor será sua aptidão física (LOPES et al., 2019). No entanto, a aptidão física não está interligada somente ao nível de atividade física, há também: tempo de sono, estado nutricional e tempo em frente à tela (BARDINI et al., 2017; HALLAL et al., 2006; NETA; FERNANDES; CORTEZ, 2016; REUTER et al., 2015).