Resumo

O objetivo desta pesquisa foi avaliar, sob a ótica de familiares, as atividades lúdicas e esportivas desenvolvidas junto a alunos com deficiência no Programa de Atividades Motoras para Deficientes (PROAMDE) e em escolas da rede regular de ensino de Manaus/AM. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada, da qual participaram 15 pais/responsáveis pelos alunos com deficiência. Para a análise de dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Foram mencionadas as seguintes atividades lúdicas praticadas pelos alunos no PROAMDE: atividades na piscina/método Halliwick, futsal, atividades motoras, locomoção, coordenação motora e vôlei, basquete, manipulação, brincadeiras e atividades psicomotores, handebol, atletismo, bocha, atividades interdisciplinares e manejo em cadeira de rodas. Em relação à escola, as atividades mencionadas foram: futebol/futsal, locomoção, vôlei, cabo de guerra, manejo em cadeira de rodas, basquete, circuitos e atividade física. Três pais/responsáveis relataram que seus filhos participam, mas não souberam especificar as atividades e outros três disseram que seus filhos não participam de atividades lúdicas na escola. Os participantes evidenciaram que percebem seus filhos efetivamente engajados e incluídos nas vivências do PROAMDE. Por outro lado, mencionaram desconhecer os aspectos de inclusão na escola ou pontuaram descontentamento com a falta de inclusão nas aulas de Educação Física. Embora atividades da escola tenham sido citadas, foi destacada a dificuldade de participação dos alunos com deficiência. Assim, ressalta-se a importância da formação dos professores de Educação Física para a atuação junto aos alunos com deficiência nos mais variados contextos.

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