Avaliação de atividades lúdicas e esportivas para alunos com deficiência em dois contextos sob a ótica de familiares
Por Giandra Anceski Bataglion (Autor), Minerva Leopoldina de Castro Amorim (Autor), Rodrigo Naranjo de Oliveira (Autor), Mateus Souza da Silva (Autor).
Em Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - SOBAMA v. 25, n 2, 2024.
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi avaliar, sob a ótica de familiares, as atividades lúdicas e esportivas desenvolvidas junto a alunos com deficiência no Programa de Atividades Motoras para Deficientes (PROAMDE) e em escolas da rede regular de ensino de Manaus/AM. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada, da qual participaram 15 pais/responsáveis pelos alunos com deficiência. Para a análise de dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Foram mencionadas as seguintes atividades lúdicas praticadas pelos alunos no PROAMDE: atividades na piscina/método Halliwick, futsal, atividades motoras, locomoção, coordenação motora e vôlei, basquete, manipulação, brincadeiras e atividades psicomotores, handebol, atletismo, bocha, atividades interdisciplinares e manejo em cadeira de rodas. Em relação à escola, as atividades mencionadas foram: futebol/futsal, locomoção, vôlei, cabo de guerra, manejo em cadeira de rodas, basquete, circuitos e atividade física. Três pais/responsáveis relataram que seus filhos participam, mas não souberam especificar as atividades e outros três disseram que seus filhos não participam de atividades lúdicas na escola. Os participantes evidenciaram que percebem seus filhos efetivamente engajados e incluídos nas vivências do PROAMDE. Por outro lado, mencionaram desconhecer os aspectos de inclusão na escola ou pontuaram descontentamento com a falta de inclusão nas aulas de Educação Física. Embora atividades da escola tenham sido citadas, foi destacada a dificuldade de participação dos alunos com deficiência. Assim, ressalta-se a importância da formação dos professores de Educação Física para a atuação junto aos alunos com deficiência nos mais variados contextos.
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