Avaliação de Capacidades Físicas e índice da Massa Corporal do Estudante do Primeiro Ano da Carreira de Pedagogia na Educação Física
Por Juan Morales Rojas (Autor), Rubén Muñoz López (Autor), Jorge Valdivia Guzmán (Autor).
Resumo
Introdução: A Universidad de Concepción oferece uma carreira de Pedagogia em Educação Física que carece de avaliação da condição física do aluno que ingressa, aspecto essencial para sua formação de graduação. Objetivo: Avaliar a contribuição da disciplina "Aptidão física para o desempenho da motricidade", no que se refere à sua implementação na graduação, através da mensuração das qualidades físicas básicas dos alunos e, com isso, obter informações sobre sua contribuição para o desenvolvimento físico e profissional de quem ingressou na carreira de Pedagogia da Educação Física. Metodologia: O método de pesquisa experimental, de natureza longitudinal e em painel, em que participaram 40 alunos entre 18 e 25 anos. Resultados e Discussão: Evidenciou, por exemplo, através do teste estatístico t-Student, que existem diferenças significativas nos testes de aptidão física, tais como flexão do cotovelo (valor de p <0,000), flexão do tronco (valor de p <0,013) ou VO2 (valor de p <0,010) entre outros. Conclusão: É necessário reforçar o conhecimento sobre alimentação saudável, incentivar o trabalho autônomo e aumentar a intensidade das cargas de trabalho para modificar positivamente o seu Índice de Massa Corporal.