Avaliação de Desempenho Motor em Crianças com Diferentes Contextos Escolares em Uma Cidade do Sul do Brasil
Por Marcelli Corrêa de Avila (Autor), José Antonio Bicca Ribeiro (Autor).
Resumo
Contextualização:O estudo analisou odesempenho motor de crianças que temaulas de Educação Física (EF) ministradaspelo professor unidocente e de professoresespecialistas.Objetivo:Investigou aformação inicial do professor e a percepçãode competência para ministrar estas aulas.Métodos:Participaram 60 alunos, sendo 30da rede municipal e 30 da rede estadual deensino em Pelotas/RS, na faixa etária de 6 à12 anos de idade e 10 professoras unidocentes.Resultados:Os níveis de desempenho motorforam avaliados através da bateria KTK.Na transferência de plataforma os alunos daescola municipal apresentaram o escore de17,1 contra 10,1 da escola estadual (p<0,05).Conclusões:Quanto às professoras inferimosque sua formação inicial não é satisfatóriapara que ministrem essas aulas, que a maioriadelas não sentem-se preparadas para tal e quea EF tem teor recreativo