Avaliação de ensino e aprendizagem na educação física: debates sobre as abordagens Mecanicistas; Crítico Superadora e PCN’S, em relação a Avaliação Mediadora
Por Tiago Saraiva de Lima (Autor).
Parte de Educação Física na Escola Básica No Chão da Escola . páginas 33 - 58
Resumo
A avaliação educacional é parte da dinâmica e estrutura do processo de ensino e aprendizagem, é nela que são observados os resultados do trabalho didático entre professor e aluno, de forma a alcançar os objetivos propostos nas aulas, possibilitando o progresso coordenado pelo docente, de acordo com as dificuldades apresentadas pelos mecanismos avaliativos. “Numa perspectiva mais tradicional de ensino, a avaliação teve uma função bastante seletiva, pois consistia em ir separando os que tinham condições de superar os obstáculos da nota e do vestibular e aqueles que não chegavam lá” (DARIDO, 2005, p. 122). Os critérios legais, redigidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), Lei n° 9.394/96, Art. 24, inciso V, definem que, a avaliação educacional tem que trabalhar conforme: Atualmente a Educação Física Escolar Brasileira, ainda trabalha de forma mecanicista, porém estudiosos da área buscam quebrar com os paradigmas clássicos, que tratavam a avaliação como meio de constatar derrota ou êxito em consumir as informações impostas pelo professor, desenvolvendo assim diversas metodologias de ensino para ressignificar a realidade das escolas brasileiras.