Resumo

O objetivo geral da tese é avaliar as intervenções em atividade física na saúde pública do estado de Santa Catarina para idosos e outras populações, considerando a participação em programas federais, as características dos coordenadores, da gestão, dos projetos e de seu alcance. Para tanto, propõe-se a tese que ocorre a participação dos municípios catarinenses em iniciativas oferecidas pelo Ministério da Saúde. Diante das políticas e diretrizes determinadas pelo Governo Federal, as intervenções apresentam planejamento, monitoramento/avaliação, sendo definido objetivos claros. O público preconizado será de idosos e a coordenação realizada por profissionais de educação física. Por fim, verificar-se-á a relação entre as evidências científicas para implementação de intervenções em AF e as intervenções realizadas em SC. Essa tese será desenvolvida com a apresentação de 6 artigos. O artigo A tem como objetivo identificar e mapear a participação dos municípios do estado de Santa Catarina na Rede Nacional de Atividade Física (RNAF) e no Programa Academia da Saúde (PAS) observando elementos regionais, populacionais e índices de desenvolvimento humano. Esse estudo tem caráter documental. Para tanto, foi verificado que 40 municípios no estado fizeram parte da RNAF perfazendo um investimento de R$ 4.339.153,72. No ACS foram habilitados 147 polos para 122 municípios em um investimento previsto de R$ 16.360.000,00. Por fim, diferenças entre elementos regionais, populacionais e índices de desenvolvimento humano foram observadas nos contemplados pelas iniciativas do Ministério da Saúde. Nos artigos B, C, D, E e F, foi utilizado como população os 295 municípios de SC por meio de suas Secretarias Municipais de Saúde (SMS). Verificou-se a ocorrência de intervenções em AF por meio dos secretários municipais de saúde. Foram obtidas 190 intervenções em AF, as quais foram contatadas. Com uma taxa de resposta de 76,9%, fizeram parte da amostra desses estudos, 146 intervenções em AF representadas por seus coordenadores. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário para avaliação de intervenções para promoção da atividade física na atenção básica à saúde do projeto SUS+Ativo. Foram utilizados os blocos: (1) Caracterização sociodemográfica do coordenador; (2) Caracterização das intervenções; (3) Gestão das intervenções; (4) Levantamento de pontos positivos, negativos e expectativas. Ainda foram incluídas questões, levando em consideração as dimensões da ferramenta RE-AIM. Todas as questões incluídas ou modificadas passaram por processo de validação. Assim, o artigo B tem como objetivo descrever as características das intervenções em AF para idosos e outras populações na saúde pública de SC. Verificou-se que a maioria vincula-se ao NASF (67,1%; n=98) e tem menos de 5 anos de existência (68,5%; n=100). Cerca de 51% (n=75) dos coordenadores relataram não ter conhecimento sobre o recebimento de recursos financeiros. Quanto às atividades, são oferecidas normalmente no período diurno (47,3%; n=69), sendo as mais prevalentes alongamento/relaxamento (91,1%; n=133) e caminhada (66,4%; n=97), realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (59,6%; n=87) e em praças, parques e quadras (58,2%; n=77). O artigo C tem como objetivo descrever as características e dificuldades da gestão (planejamento, monitoramento/avaliação e operação) nas intervenções em AF. Foi identificado que 61% (n=89) realizam planejamento e 75,3% relataram realizar monitoramento/ avaliação. Falta de recursos humanos, de metodologias padronizadas, materiais e o tempo foram dificuldades dos elementos de gestão. O artigo D tem como finalidade analisar os objetivos, pontos positivos e negativos das intervenções em AF. Quanto aos objetivos, foram observados a ocorrência de 36 verbos de ação, destacando-se: promover, melhorar e diminuir. As temáticas complementares aos objetivos mais prevalentes foram qualidade de vida, atividade física e promoção da saúde. Os principais pontos positivos foram a assiduidade dos alunos e indicadores de resultados; os pontos negativos a pouca participação, falta de recursos humanos e estrutura (física, material e financeira). O artigo E tem como finalidade descrever as características dos coordenadores das intervenções em AF para idosos e outras populações em SC quanto à atuação profissional, formação inicial e continuada. Verificou-se que maioria dos coordenadores é do sexo feminino (80%), tem média de idade de 33,6 anos, com ensino superior (96,6%) e da área da Educação Física (37,8%). Ainda foi identificado poucas experiências dos profissionais na atenção básica à saúde e dificuldades no processo de educação continuada. Por fim, o artigo F tem como objetivo verificar o alcance das intervenções em AF em SC quanto aos idosos e outros grupos populacionais atendidos, ao porte dos municípios e ao vínculo de atuação. Estabeleceu-se o Alcance Absoluto (AA) e Relativo (AR). Como resultados, foi verificado que 56,8% atendem menos de 100 usuários sendo o público prevalente de adultos e idosos. Em média 2 critérios são exigidos para participação, sendo o mais prevalente ter indicação do médico. Ao estabelecer o alcance, as intervenções atendem 3,8 % para o AA e 4,9% para o AR. Ainda, 87,7% relataram realizar estratégias de recrutamento, sendo a mais utilizada aquelas realizadas pelos agentes comunitários de saúde. Em conclusão, confirmou-se a tese que propunha a ocorrência da participação dos municípios catarinenses em iniciativas oferecidas pelo Ministério da Saúde. Ainda, verificou-se a preconização dos idosos e a coordenação realizada por profissionais de educação física. Por fim, refutamos a tese em que existe uma relação entre as iniciativas de implementação de intervenções em AF e as evidências científicas demonstradas para tal. Notou-se práticas com características tradicionais, com objetivos superficiais e problemas de planejamento, monitoramento/avaliação e operação. Espera-se que essa tese possa contribuir com o planejamento e/ou replanejamento das intervenções em AF a fim de que possamos aumentar a prevalência de indivíduos ativos fisicamente e consequentemente, mais saudáveis.

 

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