Avaliação de Valores Olímpicos e Humanitários na Educação: Proposta de Um Instrumento de Medida
Por Ivan Sant´ana Rabelo (Autor), Evandro Morais Peixoto (Autor), Tatiana de Cassía Nakano (Autor), Katia Rubio (Autor).
Em Revista Brasileira de Psicologia do Esporte v. 6, n 2, 2016. Da página 4 a 16
Resumo
Dentre as metas de destaque do Movimento Olímpico está a disseminação de valores humanitários que orientem o comportamento das pessoas e da sociedade. Entre esses valores estão o respeito a si mesmo e ao outro, bem como respeito aos regulamentos, e ao meio ambiente esportivo. O objetivo desta pesquisa foi estimar as primeiras evidências de validade da estrutura interna e precisão da Escala de Educação e Valores Olímpicos (EEVO-36). A amostra foi composta por 567 participantes com idades que variavam entre 9 e 62 anos (18,6±11,78; 53,4% mulheres). A validação cruzada, realizada por meio da Análise Fatorial Exploratória e Análise Fatorial Confirmatória Categórica, revelou estrutura interna composta por três fatores, invariantes entre homens e mulheres, interpretados como Trabalho em Equipe, Excelência e Autocontrole. Todos os fatores apresentaram índices classificados como excelentes. Conclui-se que a EEVO- 36 apresenta boas qualidades psicométricas para avaliação de valores olímpicos e humanitários.