Avaliação de Vício Digital nos Estudantes de Medicina do Centro Universitário Integrado
Por Lilian Ferreira Shikasho (Autor), José Lucio Martins Machado (Autor).
Em 43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: Com o aumento explosivo das tecnologias nas últimas décadas, o uso de tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais presentes no dia a dia, principalmente as mídias digitais. O uso de tecnologias tem se tornado frequente em todas as idades, classes sociais e está presente em quase todos os lugares, com finalidade de trabalho, estudo, lazer, relações sociais, pesquisas e informação. Paralelamente ao aumento da difusão das tecnologias tem crescido também o uso problemático e sem controle das tecnologias digitais. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a presença de transtornos digitais nos estudantes de medicina do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão - Paraná. Métodos: O trabalho foi realizado aplicando-se um questionário de análise de vício digital, MULTICAGE-TIC, que foi disponibilizado via Google Forms, cujo o link de acesso foi disponibilizado pelo aplicativo Whatsapp. Foi realizado com os alunos de medicina do Centro Universitário Integrado, com uma amostra parcial de 195 alunos. O questionário é composto por 20 perguntas dicotomizadas sobre o uso de mídias digitais no dia a dia. Sua pontuação varia de 0 a 20 pontos, sendo divididos em 5 áreas de uso: Uso de Internet, de telefone móvel, de jogos, de aplicativo de mensagens instantâneas e de redes sociais. Os dados obtidos foram compilados em planilha do Excel para avaliação estatística. Resultados: Na amostra estudada até o momento, nenhum participante atingiu a pontuação máxima de 20 pontos, a qual é compatível com dependência nas 5 áreas citadas. As pontuações mais obtidas foram: 8 pontos com 28 alunos (14,35%), 10 pontos com 26 alunos (13,33%) e 12 pontos com 18 alunos (9,23%). 97 alunos (49,74%) obtiveram escores médios entre 8 e 12 pontos, demonstrando resposta afirmativa para várias das perguntas.
Conclusões: Os resultados obtidos nos permitem observar uma tendência mundial do aumento do uso de tecnologias de informação e comunicação, em todas as áreas e todas as idades. Apesar de não ter estudantes na amostra com dependência nas 5 áreas estudadas, nota-se que a maioria dos alunos apresenta comportamento de risco, sendo classificados como uso problemático ou abuso quando avaliado as áreas isoladamente. É necessário um maior número amostral e melhor avaliação dos escores obtidos em cada área para elaboração de planos de prevenção ao vício digital.