Resumo

Introdução: Com o aumento explosivo das tecnologias nas últimas décadas, o uso de tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais presentes no dia a dia, principalmente as mídias digitais. O uso de tecnologias tem se tornado frequente em todas as idades, classes sociais e está presente em quase todos os lugares, com finalidade de trabalho, estudo, lazer, relações sociais, pesquisas e informação. Paralelamente ao aumento da difusão das tecnologias tem crescido também o uso problemático e sem controle das tecnologias digitais. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a presença de transtornos digitais nos estudantes de medicina do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão - Paraná. Métodos: O trabalho foi realizado aplicando-se um questionário de análise de vício digital, MULTICAGE-TIC, que foi disponibilizado via Google Forms, cujo o link de acesso foi disponibilizado pelo aplicativo Whatsapp. Foi realizado com os alunos de medicina do Centro Universitário Integrado, com uma amostra parcial de 195 alunos. O questionário é composto por 20 perguntas dicotomizadas sobre o uso de mídias digitais no dia a dia. Sua pontuação varia de 0 a 20 pontos, sendo divididos em 5 áreas de uso: Uso de Internet, de telefone móvel, de jogos, de aplicativo de mensagens instantâneas e de redes sociais. Os dados obtidos foram compilados em planilha do Excel para avaliação estatística. Resultados: Na amostra estudada até o momento, nenhum participante atingiu a pontuação máxima de 20 pontos, a qual é compatível com dependência nas 5 áreas citadas. As pontuações mais obtidas foram: 8 pontos com 28 alunos (14,35%), 10 pontos com 26 alunos (13,33%) e 12 pontos com 18 alunos (9,23%). 97 alunos (49,74%) obtiveram escores médios entre 8 e 12 pontos, demonstrando resposta afirmativa para várias das perguntas.

Conclusões: Os resultados obtidos nos permitem observar uma tendência mundial do aumento do uso de tecnologias de informação e comunicação, em todas as áreas e todas as idades. Apesar de não ter estudantes na amostra com dependência nas 5 áreas estudadas, nota-se que a maioria dos alunos apresenta comportamento de risco, sendo classificados como uso problemático ou abuso quando avaliado as áreas isoladamente. É necessário um maior número amostral e melhor avaliação dos escores obtidos em cada área para elaboração de planos de prevenção ao vício digital.

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