Resumo

O principal propósito deste estudo foi identificar e comparar o nível de raciocínio moral de adolescentes participantes de: esporte escolar. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa descritiva. A população alvo constituiu-se de 31(trinta e um) atletas Maringaenses, do sexo masculino, da faixa etária de quinze a dezessete anos, que participaram dos Jogos da Juventude do Paraná e, 43 (quarenta e três) alunos não-atletas, da rede pública e particular do núcleo de educação de Maringá, totalizando 74 (setenta e quatro) sujeitos. Como instrumento de medida utilizou-se um questionário, com dados de identificação e dois dilemas morais, o primeiro de vida esportiva proposto por ROMANCE (1984) e, o segundo de vida diária citado por KOHLBERG (1958). Serviu como parâmetro de avaliação a teoria dos estágios de desenvolvimento moral de Kohlberg. Com base nos resultado pudemos chegar as seguintes conclusões os atletas apresentaram um raciocínio moral similar tanto no dilema de vida esportiva quanto no dilema de vida diária. Os não-atletas apresentaram um raciocínio moral diferente entre os dilemas da vida esportiva e da vida diária. Os atletas e os não-atletas demonstraram um raciocínio similar para o dilema da vida esportiva. Os atletas e os não-atletas demonstraram um raciocínio diferente com relação ao dilema da vida diária. O envolvimento esportivo e os objetivos formulados por professores de educação física, bem como, técnicos desportivos parecem ser fatores que afetam o desenvolvimento moral dos educandos. Sugerese estudos similares com modificações quanto a idade e sexo, e sobre a aplicação de programas que objetivem o desenvolvimento moral através da educação física e dos esportes. 

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