Resumo
O objetivo deste estudo foi determinar o nível de desenvolvimento neuro-psicomotor das crianças de 5 a 7 anos, matriculadas na pré-escola e primeira série do primeiro grau nas escolas particulares e públicas da zona urbana de Santa Maria - RS, em 1982, a partir do Exame Neurológico Evolutivo (ENE), de Lefévre et alii (1976). Selecionaram-se aleatoriamente 160 sujeitos, distribuídos em oito grupos, de acordo com o sexo, procedência escolar e nível de escolaridade. Cada criança foi avaliada em 34 provas do ENE, referentes às funções equilíbrio estático, equilíbrio dinâmico, coordenação apendicular, persistência motora e coordenação tronco-membros, correspondentes aos padrões etários de 5, 6 e 7 anos. Os alunos da primeira série do primeiro grau e da pré-escola obtiveram resultados satisfatórios na avaliação das funções equilíbrio estático, equilíbrio dinâmico e coordenação tronco-membros, com exceção das crianças de sete anos, e insatisfatórios nas funções coordenação apendicular e persistência motora. Para detectar possíveis diferenças entre os grupos, influenciadas pelo sexo, procedência escolar e nível de escolaridade, utilizou-se o teste Qui-Quadrado para duas e k amostras independentes, adotando-se o nível de significância de 1%. Os resultados indicaram que os fatores sexo e procedência escolar não determinaram diferenças significativas no desenvolvimento das funções avaliadas entre as crianças do mesmo nível de escolaridade; o fator nível de escolaridade determinou diferenças significativas no desenvolvimento das funções estudadas, exceto na função equilíbrio dinâmico. O coeficiente de fidedignidade do ENE (0,81) foi determinado. Apontaram-se as limitações do estudo e apresentaram-se sugestões para futuras pesquisas. A finalidade deste trabalho foi fornecer subsídios para estudos posteriores na elaboração de programas e propostas metodológicas para a clientela escolar pesquisada baseadas nas evidências obtidas.