Avaliação do Aluno sobre Aprendizagem Cooperativa em Educação Física
Por Angel Luis Duran (Autor), Cheyla Jasmine Fais-Peña (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 30, n 328, 2025.
Resumo
O objetivo foi determinar as percepções de estudantes do ensino médio sobre a aprendizagem cooperativa em Educação Física. Uma amostra não probabilística de 88% do total (70 de 80 alunos) foi selecionada da Escola Evangélica Efraín no Distrito Educacional 08-04 da República Dominicana. A abordagem foi quantitativa, não experimental e descritiva. Um questionário do tipo Likert foi administrado, validado por julgamento de especialistas e um teste piloto, e compreendeu oito itens cobrindo as dimensões de comunicação eficaz, apoio e reconhecimento entre os membros do grupo e melhoria do desempenho por meio do trabalho em equipe. Uma análise de confiabilidade (alfa de Cronbach = 0,777) e uma análise de frequência foram realizadas usando tabelas e gráficos usando SPSS 23. Não foi encontrada correlação significativa entre gênero e a escala de concordância de acordo com o coeficiente Tau-b de Kendall (Tau-b = 0,020, p = 0,839) ou entre idade e a escala de concordância (Tau-b = 0,131, p = 0,163). Foram observadas avaliações positivas, com a maioria da amostra concordando fortemente ou concordando em todos os itens. Conclui-se que a aprendizagem cooperativa é uma metodologia muito significativa na Educação Física, mas estudos mais aprofundados são recomendados para aprofundar esses achados.