Avaliação do Comportamento Tático no Futebol: Princípios Táticos Fundamentais nas Categorias Sub-14 e Sub-15
Por Raphael Brito e Sousa (Autor), Vinicius de Oliveira Viana Soares (Autor), Gibson Moreira Praça (Autor), Cristino Julio Alves da Silva Matias (Autor), Israel Teoldo da Costa (Autor), Pablo Juan Greco (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 23, n 2, 2015. Da página 59 a 65
Resumo
O processo de ensino-aprendizagem-treinamento do Futebol deve adequar as atividades de treino à demanda dos atletas/equipes e do jogo competitivo. Neste âmbito, pouca investigação centra-se nas diferenças no comportamento tático dos jogadores de Futebol masculino em função da categoria, informação que apresenta-se importante à correta distribuição dos conteúdos de treino às idades dos praticantes. Este trabalho comparou o comportamento tático de jogadores de Futebol das categorias sub-14 e sub-15. Avaliaram-se 10 atletas em cada categoria por meio do Sistema de Avaliação Tática no Futebol (FUT-SAT). Os respectivos procedimentos de fiabilidade inter e intra-observador foram contemplados e recorreu-se ao teste de qui-quadrado para comparação da frequência de aparecimento dos princípios entre as categorias e da distribuição das ações táticas no campo de jogo. Dados de fiabilidade indicaram concordância satisfatória inter e intra-observadores. Observou-se que jogadores sub-15 realizaram menos ações de Espaço sem Bola e Concentração e mais ações de Unidade Ofensiva em comparação aos atletas sub-14. Estes achados indicam especificidades no jogar em relação à categoria dos atletas. Na defesa, Os atletas sub-15 realizaram mais ações no meio campo defensivo e menos ações no meio campo ofensivo em comparação à categoria sub-14, indicando que os jogadores da categoria sub-15 encontram-se mais aptos a preencherem as zonas mais perigosas do campo de jogo, nomeadamente aquelas mais próximas da baliza a defender. Conclui-se que os comportamentos táticos dos jogadores de Futebol variam em função da categoria. Deste estudo emerge a importância de se adequar o processo de ensino-aprendizagem-treinamento do Futebol às especificidades demandadas em cada categoria de prática.