Resumo

A avaliação do desempenho representa um importante tema na teoria e na prática organizacional, pois determinar o grau em que uma organização está alcançando seus objetivos ou propósitos permite-lhes não só avaliar e melhorar suas práticas de gestão, mas também preservar a legitimidade em relação aos stakeholders e a sociedade (Winand et al. 2014; Chelladurai, 2014; Madella et al., 2005). Segundo Nagel et al., (2015), no processo de racionalização e profissionalização das práticas de gestão, parte das organizações esportivas parece ter se movido progressivamente e deliberadamente para um sistema de operações mais empresarial, que cada vez mais têm exigido a aplicação de sistemas de avaliação para uma gestão mais eficiente, eficaz e transparente. Nesse sentido, para Baraldi (1998), a disponibilidade de métodos válidos, confiáveis e específicos para medir o desempenho organizacional representa uma questão decisiva para todas as organizações envolvidas nesse processo de profissionalização. Embora tenha sido objeto de estudo desde a década de 1950, foi somente a partir da década de 1980 que estudos sobre desempenho organizacional são identificados no contexto esportivo (Barth et al., 2019; Frisby, 1983). Visando levantar e analisar esses estudos, procedeu-se uma revisão de literatura. Objetivo: Identificar como o desempenho organizacional no esporte foi avaliado e, com isso, compreender melhor o construto de interesse, os procedimentos adotados para sua mensuração, bem como consensos, lacunas e possibilidades existentes.

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