Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar o desempenho motor de indivíduos com deficiência intelectual não praticantes de atividade física, através da bateria de testes KTK antes e após intervenções de atividades semanais, desenvolvendo os conteúdos básicos da ginástica geral. O estudo apresentou uma abordagem quantitativa e caracterizou-se como descritivo. A amostra foi constituída por 10 alunos de ambos os sexos, sendo 3 meninas e 7 meninos, com idade entre 8 e 14 anos. Os resultados foram expressos pela média e desvio padrão da média, para a comparação entre o pré-teste e o pós-teste foi aplicado o teste Pairad t. Constatou-se que os indivíduos obtiveram uma melhora significativa na somatória das tarefas do teste KTK com P=0,001, porém todos continuaram apresentando uma classificação considerada baixa, com repertório motor abaixo do esperado. Entretanto esta população apresentou melhoras significativas, demonstrando que a prática destas atividades físicas, contribuem favoravelmente no desenvolvimento global de pessoas com deficiência intelectual. Destacando a importância das atividades físicas direcionadas/planejadas do profissional educador físico para essa população específica, no sentido de melhorar a qualidade de vida.

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