Avaliação do Desempenho Motor em Jovens com Deficiência Intelectual Sedentários
Por Gabriella Nelli Monteiro (Autor), Lilian Cristina Gomes do Nascimento (Autor), Maria Georgina Marques Tonello (Autor), Juliana Aparecida de Paula Schuller (Autor).
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar o desempenho motor de indivíduos com deficiência intelectual não praticantes de atividade física, através da bateria de testes KTK antes e após intervenções de atividades semanais, desenvolvendo os conteúdos básicos da ginástica geral. O estudo apresentou uma abordagem quantitativa e caracterizou-se como descritivo. A amostra foi constituída por 10 alunos de ambos os sexos, sendo 3 meninas e 7 meninos, com idade entre 8 e 14 anos. Os resultados foram expressos pela média e desvio padrão da média, para a comparação entre o pré-teste e o pós-teste foi aplicado o teste Pairad t. Constatou-se que os indivíduos obtiveram uma melhora significativa na somatória das tarefas do teste KTK com P=0,001, porém todos continuaram apresentando uma classificação considerada baixa, com repertório motor abaixo do esperado. Entretanto esta população apresentou melhoras significativas, demonstrando que a prática destas atividades físicas, contribuem favoravelmente no desenvolvimento global de pessoas com deficiência intelectual. Destacando a importância das atividades físicas direcionadas/planejadas do profissional educador físico para essa população específica, no sentido de melhorar a qualidade de vida.