Avaliação do Ensino-aprendizagem em Educação Física Escolar: Perspectivas Docentes
Por Eduardo Cipriano Carneiro (Autor), Ana Cristina Guilhon Lôbo Ximenes (Autor), Rosane de Almeida Andrade (Autor), Roberta Oliveira da Costa (Autor).
Resumo
A Educação Física enquanto componente curricular obrigatório em toda a educação básica, deve conter um processo avaliativo, a fim de auxiliar o aluno no seu ensino-aprendizagem. Neste sentido o presente estudo objetiva conhecer nos aspectos gerais do processo de avaliação em Educação Física no contexto escolar, e mais especificamente identificar qual é a metodologia de aula utilizada, a importância da avaliação e a opinião dos professores sobre os exames como instrumento avaliativo. A pesquisa de campo realizada foi de cunho qualitativo e quantitativo, através da resolução de um questionário com perguntas objetivas e subjetivas preparado especificamente para o estudo, a amostra foi composta por 52 docentes, sendo 71% do gênero masculino e 29% do feminino de 35 escolas públicas e privadas da cidade de Fortaleza no Ceará. Os resultados evidenciam que para a avaliação integral do educando é preciso observá-lo em todos os seus âmbitos, 65% dos docentes optam por utilizar a avaliação para o auxílio do aluno no processo de aprendizagem. A avaliação por sua vez mostra-se importante nos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais, dados esses evidenciados por 65% dos pesquisados, a mesma também deve acontecer de maneira processual formando a nota/conceito do aluno ao longo de cada aula. Conclui-se que a avaliação da aprendizagem está acontecendo de forma bem diversificada, utilizando-se da teoria e da prática para a análise do desempenho dos alunos de uma forma integral, alternando-se entre os mais diversos instrumentos avaliativos.