Avaliação do Equilíbrio Associado Ao Estado Nutricional de Escolares Entre 7 a 10 Anos de Uma Escola Pública de Florianópolis
Por M. S. Reis (Autor), J. M. Alexandre (Autor), J. A. Espindola (Autor), C. R. Leite (Autor), T. S. Beltrame (Autor).
Resumo
Na última década um dos principais temas averiguado pela Saúde pública é o aumento da prevalência de obesidade entre jovens. O sobrepeso e obesidade são considerados graves fatores de risco para morbidade na vida adulta, atualmente caracterizado como um dos maiores problemas de saúde pública. Estimativas revelam que o índice da obesidade infantil dobrou nos últimos anos e atualmente atinge cerca de cinco milhões de crianças e adolescentes no Brasil. O equilíbrio é a capacidade de sustento e orientação do corpo em relação ao espaço. O acumulo de tecido gorduroso localizado ou generalizado, provocado por um desiquilíbrio nutricional, pode afetar o equilíbrio postural. O equilíbrio é a capacidade de sustento e orientação do corpo em relação ao espaço, proporcionando o ajustamento do homem ao meio. O efeito do peso sobre o arco plantar na criança com excesso de peso provoca seu aplanamento e alongamento. A obesidade piora o equilíbrio pelo comprometimento do sistema sensório-motor e aumento da demanda biomecânica causada pela massa extra de gordura que precisa ser carregada. Como tal, o presente estudo teve como objetivo avaliar o equilíbrio associado ao estado nutricional de escolares entre 7 a 10 anos de uma escola pública de Florianópolis. Participaram do estudo 46 crianças (32 sexo masculino e 14 sexo feminino) com idade entre 7 e 10 anos. Para avaliar o equilíbrio foi o utilizado o teste MABC- 2 e para avaliar o estado nutricional (IMC= massa corporal/ estatura2) seguindo a classificação da OMS. Para analise estatística foi utilizado programa estatístico SPSS versão 20.0 for Windows, sendo realizada uma estatística de análise de frequências (absoluta e relativa) das classificações das variáveis. Verificou-se que dos 46 participantes, 28 apresentaram risco no equilíbrio e 18 problema definido. Com base nos resultados que sejam realizados mais estudos no Brasil, com intuito de verificar o desempenho motor e estado nutricional, criando planos de intervenção para os escolares a fim de minimizar as dificuldades motoras e oferecer um melhor desenvolvimento para os mesmos.