Resumo
Controle postural é a capacidade de manter o equilíbrio em um campo gravitacional preservando o centro de massa corporal sobre sua base de sustentação, ambos dependem da capacidade que o sistema nervoso central tem, para selecionar, suprir e combinar os estímulos visuais, proprioceptivos e vestibulares. Esses três sistemas perceptivos atuam tanto no equilíbrio, quanto verticalidade, e a avaliação desses sistemas é conhecida por serem importantes componentes que auxiliam na avaliação do desenvolvimento infantil. O objetivo deste estudo foi avaliar o equilíbrio e a verticalidade em escolares. Os instrumentos norteadores utilizados foram: Mini-BESTest, para identificação de alteração do equilíbrio postural; o Teste Clínico de Integração Sensorial do Equilíbrio adaptado, com objetivo de proporcionar informações sobre a capacidade de adaptação do indivíduo e manutenção do equilíbrio corporal, diante dos conflitos sensoriais; e os Testes da Verticalidade (Subjetiva Vertical Visual e Subjetiva Vertical Proprioceptiva) para mensurar a percepção da verticalidade. Encontramos que a maioria das crianças obtiveram uma pontuação satisfatória em relação aos pontos totais do Mini BESTest. Para o Teste de Integração Sensorial não encontramos variabilidade no teste de apoio BI com OA, e pouca variabilidade do apoio BI com OF, contudo quando analisamos as outras condições, percebemos que houve uma grande variabilidade e redução do tempo nos testes com olhos fechados e apoio unilateral. Para SVV identificamos que a maioria das crianças tanto com a mão não pontuaram o valor considerado normal e para SVH tanto os valores mínimos, quanto as médias, pontuadas pela maioria dos nossos participantes, foram valores que estavam dentro do valor de corte pata adultos. Conclusão: Encontramos dados normativos para nossa amostra composta por escolares de 7 a 11 anos, e não encontramos correlações significantes entre os questionários Mini BESTest, Teste Clínico de Integração Sensorial e Subjetivas Vertical Visual e Háptica.
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