Avaliação do Estresse Percebido e Nível de Atividade Física em Universitários de Um Curso de Educação Física
Por Luis Henrique Silva Siqueira (Autor), Andressa Moura Costa (Autor), Fabrício Galdino Magalhães (Autor), Lídia Acyole de Souza Oliveira (Autor).
Em 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
INTRODUÇÃO: O estresse é um importante tema de investigação, e considerado um problema de saúde pública pelas inúmeras doenças que pode desenvolver. A atividade física por outro lado é importante mecanismo para saúde, inclusive no combate ao estresse. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi analisar o estresse percebido e nível de atividade física em acadêmicos de um curso de Educação Física. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um estudo observacional, do tipo transversal analítico, de análise quantitativa. A pesquisa foi realizada com 310 acadêmicos de ambos os sexos do curso de Educação Física da instituição UEG/ESEFFEGO, Goiânia. Os instrumentos utilizados para coleta foram, Questionário do perfil sócio demográfico, Questionário de nível de atividade física (NAF) (IPAQ) e o questionário Escala do Estresse Percebido (PSS). Os dados foram analisados através de estatística descritiva apresentados por medidas de tendência central contando com o auxílio do programa SPSS, versão 22.0. Utilizou-se o teste de Kruskall Wallis para comparar a médias, considerando um nível de significância de 5% (p<0.05). RESULTADOS: Participaram do estudo 310 alunos matriculados nos três turnos do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás, Campus Eseffego. A média de idade foi 21,98 ± 4,82 anos. Os resultados encontrados no nível de atividade física classificaram a maior parte dos alunos em ativos e muito ativos, sendo que não houve associação com o perfil sócio demográfico. Em relação ao nível de estresse, os acadêmicos foram identificados com um nível moderado de estresse (13,85 ± 6,39). Quanto a comparação da percepção de estresse e nível de atividade física identificou-se que indivíduos insuficientemente ativos encontra-se com a maior média na percepção de estresse. CONCLUSÃO: Na análise entre estresse e NAF alunos classificados como ativos e muito ativos apresentaram menor índice de estresse. Portanto, o estresse é um fator presente dentro da graduação, sendo que a atividade física pode ser um mecanismo de controle do estresse, visto que alunos com baixa prática de atividade física apresentaram maiores índices.