Resumo

INTRODUÇÃO: O estresse é um importante tema de investigação, e considerado um problema de saúde pública pelas inúmeras doenças que pode desenvolver. A atividade física por outro lado é importante mecanismo para saúde, inclusive no combate ao estresse. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi analisar o estresse percebido e nível de atividade física em acadêmicos de um curso de Educação Física. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um estudo observacional, do tipo transversal analítico, de análise quantitativa. A pesquisa foi realizada com 310 acadêmicos de ambos os sexos do curso de Educação Física da instituição UEG/ESEFFEGO, Goiânia. Os instrumentos utilizados para coleta foram, Questionário do perfil sócio demográfico, Questionário de nível de atividade física (NAF) (IPAQ) e o questionário Escala do Estresse Percebido (PSS). Os dados foram analisados através de estatística descritiva apresentados por medidas de tendência central contando com o auxílio do programa SPSS, versão 22.0. Utilizou-se o teste de Kruskall Wallis para comparar a médias, considerando um nível de significância de 5% (p<0.05). RESULTADOS: Participaram do estudo 310 alunos matriculados nos três turnos do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás, Campus Eseffego. A média de idade foi 21,98 ± 4,82 anos. Os resultados encontrados no nível de atividade física classificaram a maior parte dos alunos em ativos e muito ativos, sendo que não houve associação com o perfil sócio demográfico. Em relação ao nível de estresse, os acadêmicos foram identificados com um nível moderado de estresse (13,85 ± 6,39). Quanto a comparação da percepção de estresse e nível de atividade física identificou-se que indivíduos insuficientemente ativos encontra-se com a maior média na percepção de estresse. CONCLUSÃO: Na análise entre estresse e NAF alunos classificados como ativos e muito ativos apresentaram menor índice de estresse. Portanto, o estresse é um fator presente dentro da graduação, sendo que a atividade física pode ser um mecanismo de controle do estresse, visto que alunos com baixa prática de atividade física apresentaram maiores índices.

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