Resumo

Introdução

A cervicalgia geralmente refere-se à síndrome de dor causada pela coluna cervical, articulações, músculos, ligamentos, fáscia, tecidos moles ao redor da articulação do ombro e doenças viscerais. Há evidências de que exercícios de resistência são benéficos para a resolução dessa disfunção em vários grupos, mas não há consenso da eficácia dos exercícios de resistência no combate à cervicalgia em esportistas.

Objetivo

Este artigo analisa o efeito dos exercícios funcionais na cervicalgia em esportistas.

Métodos

O artigo usa estatísticas matemáticas para controle randomizado equalitário na intensidade da cervicalgia nos grupos controle e experimental, envolvendo 60 indivíduos com idade entre 18 a 20 anos (31 homens). Enquanto o grupo controle passa por um tratamento de reabilitação convencional, o grupo experimental passa por um protocolo de treinamento em exercícios funcionais, na frequência de 3 vezes semanais por 2 meses e meio. A dor foi avaliada pela escala visual analógica e auto-avaliação de limitação funcional.

Resultados

Houve diferenças nas dores no ombro e pescoço entre os dois grupos de voluntários, antes e depois do treinamento de reabilitação. Houve melhora completa do quadro em 15 indivíduos no grupo experimental contra 8 no grupo controle (P<0,05).

Conclusão

O exercício funcional trata efetivamente cervicalgia nos esportistas. Nível de evidência II; Estudos Terapêuticos - Investigação de Resultados.

Acessar