Resumo

O desenvolvimento motor infantil é influenciado por fatores biológicos, sociais e ambientais, e programas esportivos escolares podem contribuir significativamente para seu aprimoramento. OBJETIVO: Avaliar o perfil motor de crianças participantes do Programa de Promoção de Esporte, Educação e Futebol (PEEF), desenvolvido pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA-UEA) em parceria com o Colégio Militar da Polícia Militar, em Manaus-AM. METODOLOGIA: Estudo descritivo e diagnóstico, com amostra de 40 crianças (23 meninos e 17 meninas), entre 7 e 11 anos. O desempenho motor foi avaliado por meio da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), de Rosa Neto, contemplando equilíbrio, coordenação motora fina e global, lateralidade, força e agilidade. As comparações entre meninos e meninas foram realizadas utilizando o teste t de Student para amostras independentes, adotando nível de significância de p < 0,05. RESULTADOS: Os meninos apresentaram médias superiores em força (12,4 ± 2,1 pontos; p < 0,05) e agilidade (11,8 ± 1,7), enquanto as meninas obtiveram melhor desempenho em coordenação motora fina (13,1 ± 1,9; p < 0,05) e equilíbrio (12,7 ± 2,0). No índice geral de desenvolvimento motor, 65% ficaram na faixa "normal médio", 22,5% em "normal baixo" e 12,5% em "normal alto". CONCLUSÃO: O PEEF demonstrou impacto positivo no desenvolvimento motor das crianças, reforçando a necessidade de estratégias pedagógicas diferenciadas para atender às especificidades de cada grupo. O programa mostra-se uma iniciativa relevante para a promoção da saúde e inclusão social em comunidades vulneráveis.