Resumo

Amparados nos estudos do sociólogo Pierre Bourdieu, que estão para além das Ciências Sociais, pois sua obra fundamenta diversas temáticas, inclusive o esporte, realizamos a Avaliação do Projeto Atleta do Futuro (PAF). Este projeto, enquanto política pública formulada e implementada a partir de normas constitucionais do Estado brasileiro, está em funcionamento desde 2007 no município de Chapecó (SC). O PAF é realizado num contexto social específico, de acordo com suas diretrizes visa promover práticas de esporte educacional para crianças e adolescentes, dentre seus objetivos está a incorporação de valores carreados pela educação formal e não-formal. Diante dessa abordagem, tendo o PAF como objeto de investigação, a presente pesquisa se propõe a avaliar o Projeto Atleta do Futuro sob a ótica da sociologia reflexiva de Bourdieu, traçando um paralelo entre seus fundamentos, possibilidades de existência e condições de oferta do Projeto aos participantes, para que estes manifestem e defendam seus interesses frente as modalidades esportivas que praticam. Mediante a tradição da sociologia bourdieusiana, para refletir questões sobre o sentido da prática social, a importância de avaliar o PAF está concentrada na busca de compreender o grau de alcance das ações do Projeto, ou seja, o que quer o PAF? O que desejam os participantes do PAF? E o que, de fato, o PAF está oferecendo. O percurso metodológico segue a orientação sociológica de Bourdieu: “pesquisar é um ofício”. Entretanto, sem dispensar outros métodos e técnicas de pesquisa, por se tratar de uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizamos o método de Análise de Conteúdo preconizado por Laurence Bardin. A pesquisa está organizada da seguinte forma: no primeiro capítulo destaca o Estado e as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento de projetos esportivos educacionais. Em seguida, faz referência à sociologia reflexiva de Bourdieu, as estruturas constituintes de um campo e os subcampos do esporte. O percurso do estudo está descrito nos caminhos metodológicos, na sequência é apresentado o Projeto Atleta do Futuro, seu contexto de criação e concepção. No capítulo final, ganha voz o atleta, o professor, o PAF e o pesquisador: na tentativa de compreender porque “pesquisar é um ofício”. Sobre os resultados da pesquisa, realizados e detalhados a partir de dados estatísticos catalogados em quadros, espera-se, entre outros, que eles não ignorem os fundamentos e as possibilidades de existência do PAF, mas, justamente por isso, demonstrem um diagnóstico das condições e ações práticas que o Projeto oferece aos participantes e, que estes manifestem e defendam seus interesses frente às modalidades esportivas que praticam

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