Resumo

O Serviço Social do Comércio – Sesc – no estado de São Paulo conta com 31 centros culturais e esportivos que proporcionam acesso à cultura e ao lazer aos trabalhadores no comércio de bens, serviços e turismo, aos seus dependentes e à comunidade em geral. No âmbito do Lazer, são desenvolvidas atividades que visam sensibilizar para a importância da prática da atividade físico-esportiva no dia-a-dia, como fatores de melhoria da qualidade de vida. Tratando-se dos conceitos de Esporte e de Atividade Física, o Sesc propõe e afirma enquanto essência de seu trabalho os valores do “Esporte para Todos” – movimento mundial do qual é signatário e fomentador – e que traz à tona o contexto das práticas físico-esportivas de lazer para todos os grupos e pessoas. Para difundir tal conceito, são realizadas ações permanentes e projetos de Cultura Esportiva, entre os quais o Sesc Verão, que acontece anualmente nos meses de janeiro e fevereiro em todas as unidades do estado de São Paulo, e que atende cerca de dois milhões de pessoas. A gestão do projeto é realizada em âmbito estadual pela Gerência de Desenvolvimento Físico-esportivo, localizada na capital paulista, cuja função é definir junto às Unidades o tema a ser desenvolvido anualmente, orientar a realização das atividades, garantindo a consonância com os preceitos institucionais, e acompanhar o desempenho estatístico-financeiro do Projeto ano a ano. Em 2014, visando aprimorar os processos envolvidos na consecução do projeto, a Gerência realizou uma pesquisa com as 31 Unidades participantes, cujo objetivo era levantar dados e avaliar aspectos relacionados à aplicabilidade do Tema, Processos Operacionais, Comunicação e Desempenho Estatístico-Financeiro. Para tanto, foi aplicado um questionário composto por 20 questões, sendo 13 de múltipla escolha e 7 dissertativas. Após a compilação dos dados, verificou-se a necessidade da melhoria dos processos de planejamento do Sesc Verão, sobretudo o estabelecimento de um cronograma mais adequado às tarefas envolvidas no projeto, bem como estabelecer melhor as metas de custo e atendimento, cujos índices refletem diretamente no desempenho estatístico financeiro. Identificaram-se, ainda, aspectos da gestão global do Projeto a serem melhorados para as próximas edições.

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