Avaliação dos equipamentos esportivos públicos de lazer da cidade de Governador Valadares-MG
Por Giselle Helena Tavares (Autor), Rubian Diego Andrade (Autor), Lucas Cleiber Souza Rocha (Autor), Juliana Figueiredo de Paula (Autor), Raquel de Magalhães Borges (Autor).
Resumo
Com a promulgação da Constituição de 1988, o debate sobre as questões relativas ao lazer na esfera pública ganhou novos olhares. Considerado um direito social, assim como o trabalho, a educação e a saúde o lazer passou a conquistar, gradualmente, significativa importância na sociedade brasileira (Brasil, 1988). Desta forma, é dever do Estado possibilitar a oferta de experiências no lazer em todas as suas dimensões, entre elas a prática esportiva (Andrade et al., 2018). Assim, a construção, manutenção e gestão de espaços e equipamentos de lazer, sejam eles micro, meso ou macro (Marcellino, 2012), possibilitam a população realizar tais práticas com vistas à manutenção da saúde e da qualidade de vida, à diversão e/ou para estabelecer novas relações sociais e afetivas. Nesse sentido, de acordo com os dados da Prefeitura Municipal de Governador Valadares, cidade localizada na região leste do Estado de Minas Gerais, Brasil, os cerca de 257 mil habitantes (IBGE, 2022) contam com 22 equipamentos esportivos públicos de lazer (Dornellas et al., 2020). No entanto, questiona-se: a qualidade dos espaços públicos oferecidos aos cidadãos valadarenses para fruição dos seus momentos no contexto do lazer é satisfatória? Objetivo: Avaliar a qualidade dos equipamentos esportivos públicos de lazer da cidade de Governador Valadares. Método: Foram avaliados 19 equipamentos públicos de lazer, classificados em micro, meso e macro equipamentos. Para avaliação da qualidade dos espaços, foi elaborado o instrumento “Questionário de Avaliação dos Equipamentos de Lazer”. O inventário elaborado contém 28 questões divididas em 7 domínios: 1) Estrutural (8 questões); 2) Limpeza e conservação (4 questões); 3) Segurança (2 questões); 4) Acessibilidade (4 questões); 5) Utilização e serviço (3 questões); 6) Pronto atendimento (3 questões); e 7) Localização (4 questões). Para o cálculo da pontuação, foram atribuídos valores que variam de 1 para “sim”, 0 para “não”; ou 1 quando “não se aplica”, considerando as perguntas dicotômicas (23 questões). Já para as questões com respostas do tipo Likert (5 questões), os valores atribuídos são 0 para as opções “0”, “1” e “2”, e 1 para as respostas “3” e “4”. Somada a pontuação final, o score obtido é transformado em valor percentual para a determinação do iQEL (Índice de Qualidade dos Equipamentos de Lazer).