Avaliação dos Programas e Intervenções de Promoção da Atividade Física na Atenção Básica à Saúde de Pernambuco: Construção, Validação de Instrumentos e Método de Trabalho de Campo do Projeto Sus+ativo
Por Mauro Virgilio Gomes de Barros (Autor), Emmanuelly Lemos (Autor), Juliana da Silva (Autor), Caroline Silva (Autor), Silvio Fosenca (Autor), Autor Obras Rafael Miranda Tassitano (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 21, n 5, 2016. Da página 388 a 399
Resumo
Descrever os aspectos metodológicos do Projeto SUS+Ativo - Avaliação dos programas e intervenções para promoção da atividade física na rede de Atenção Básica à Saúde no estado de Pernambuco. Estudo de caráter metodológico, com abordagem descritiva. O campo de estudo foi constituído pelos programas e intervenções para promoção da atividade física, desenvolvidos na Atenção Básica à Saúde, dos 184 municípios do estado de Pernambuco mais a Ilha de Fernando de Noronha. Os dados foram coletados com gestores, profissionais e usuários envolvidos nesses programas e intervenções. Para os subgrupos de gestores e profissionais, optou-se por realizar um censo, já para os usuários a amostra foi dimensionada pelo porte dos municípios e número de programas e intervenções de atividade física que estavam em funcionamento em cada município. Os instrumentos foram constituídos pelas seguintes dimensões: características dos entrevistados (perfil socioeconômico e de formação); características e gestão do programa/intervenção avaliada; competência técnica dos profissionais; percepção sobre a qualidade dos programas e/ou intervenções. Foi utilizado um roteiro de observação, preenchido pelos pesquisadores, para avaliação do ambiente e das atividades desenvolvidas. Os resultados estão apresentados de acordo com as etapas: 1ª) construção de matrizes, 2ª) validade de face e conteúdo; 3ª) clareza e aplicabilidade dos instrumentos e 4ª) análise da reprodutibilidade do instrumento. Os recursos metodológicos utilizados nesse Projeto poderão subsidiar o desenvolvimento de novas pesquisas de avaliação sobre processo, estrutura e resultados, bem como subsidiar o planejamento dos programas e intervenções de promoção da atividade física no campo da saúde pública.