Resumo

Este trabalho discute a avaliação do processo de ensino-aprendizagem na educação física escolar. Para realizar essa discussão, primeiramente fiz uma retomada histórica da avaliação na escola, pois se fez necessário compreender quais são as linhas teóricas que embasam os processos de avaliação na educação física. Após essa discussão, fiz um levantamento dos processos de avaliação empregado na educação físico, desde sua implementação no país até os dias de hoje, relacionando-os com as linhas estudadas anteriormente. Depois desse estudo, analisei quatro obras contemporâneas de educação física sob a ótica da avaliação, ou seja, de que modo essas obras tratam essa questão na escola e em quais linhas pedagógicas estão embasadas. Com essas relações, escolhi uma delas para nortear o trabalho de campo, que foi constituído de um relato de quatorze aulas, numa escola de Campinas, para uma classe de terceira série do ensino fundamental. No trabalho de campo procurei colocar em prática os conceitos estudados, mostrando que é possível abordar a avaliação na escola de modo crítico, objetivo e sério. Este trabalho não pretendeu criar um modelo, mas estudar o tema e mostrar que existem caminhos possíveis para trabalhar a avaliação em educação física. 

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