Resumo

Objetivos:
Elaborar e implementar um instrumento que viabilize a avaliação do conteúdo futsal. Identificar o índice de confiabilidade entre avaliadores para os itens do protocolo de avaliação.

Métodos e resultados:
O instrumento de avaliação dos fundamentos técnicos para o futsal foi aplicado a alunos da 8ª série A, do período matutino da Escola Estadual Cristo Redentor - Ensino Fundamental - (NRE - Dois Vizinhos). Foram realizadas 17 atividades de futsal em três tentativas para cada aluno e avaliada por 03 avaliadores, conforme os critérios de análise/matriz analítica. A coleta de dados foi realizada no mês de agosto de 2010, no período matutino durante aulas de Educação Física. Após a coleta, os dados foram analisados, utilizando-se a estatística descritiva, com valores de freqüência e médias, assim como a utilização do teste de Alfa de Cronbach, que pretendeu verificar as convergências dos dados dos avaliadores, considerando como nível de confiabilidade aceitável escores entre 0,70 e 0,90. Constatou-se que a maioria dos itens avaliados encontrava-se dentro dos níveis de confiabilidade esperados, entre eles: Passe com parte interna do pé (0,85), Passe com parte externa do pé (0,73), Passe com parte anterior do pé (0,87), Passe com sola do pé (0,78), Passe com o dorso do pé (0,79), Chute bate pronto (0,79), Domínio (0,78), Condução (0,83), Cabeceio (0,88), Drible (0,88), Finta (0,95), Goleiro pegada (0,92), Goleiro reposição (0,93) e Goleiro linha (0,91). Dos 17 itens apenas 3 apresentaram divergências entre os avaliadores e apresentaram resultado abaixo de 0,70 sendo eles, Chute com o dorso do pé (0,52), Chute de bico (0,53) e Voleio (0,69).

Conclusão:
Não foram identificados elementos de dificuldades que impossibilitem a utilização do protocolo desenvolvido para o conteúdo voleibol, pois percebeu-se que a avaliação da aprendizagem na dimensão procedimental, pode ser efetivada com maior clareza e objetividade, do que aquela feita somente a partir da observação do professor de critérios mais amplos.