Resumo

Objetivos:
Elaborar e implementar um instrumento que viabilize a avaliação do conteúdo voleibol. Identificar o índice de confiabilidade entre avaliadores para os itens do protocolo de avaliação.

Métodos e resultados:
O instrumento foi aplicado com 22 alunos de uma 8ª série de um Colégio Estadual do município de Cruzeiro do Iguaçu, com o auxílio de dois juízes totalizando 03 professores, treinados para utilizar a ficha de avaliação, conforme a matriz analítica. Foram aplicadas 7 atividades de voleibol, sendo que os alunos realizaram três tentativas para cada fundamento da modalidade, especificamente a Posição básica, Toque, Manchete, Saque por baixo, Saque por cima, Cortada, Bloqueio. A coleta de dados, foi realizada no mês de agosto de 2010, no período matutino durante as aulas de Educação Física. Após a coleta, os dados foram analisados, utilizando-se a estatística descritiva, com valores de freqüência e médias, assim como a utilização do teste de Alfa de Cronbach, que pretendeu verificar as convergências dos dados dos avaliadores. O Índice de confiabilidade entre avaliadores considerada ideal para identificar convergência entre as respostas foi definida entre 0,70 e 0,90. Constatou-se que todos os itens avaliados encontravam-se dentro dos níveis de confiabilidade esperados, entre eles identificaram-se a posição básica (0,93), o toque (0,91), a manchete (0,89), o saque por baixo (0,87), saque por cima (0,96), a cortada (0,94) e o bloqueio (0,94).

Conclusão:
Não foram identificados elementos de dificuldades que impossibilitem a utilização do protocolo desenvolvido para o conteúdo voleibol, pois percebeu-se que a avaliação da aprendizagem na dimensão procedimental, pode ser efetivada com maior clareza e objetividade, do que aquela feita somente a partir da observação do professor de critérios mais amplos.