Resumo

Os problemas relacionados com a avaliação trazem à tona inúmeras questões que a Educação Física, enquanto disciplina pedagógica, vem enfrentando. A fim de investigar tais conotações, este estudo teve como objetivo geral, analisar de que forma e com quais objetivos os profissionais da área de Educação Física estão realizando as avaliações da 5a à 8a série, nas Escolas Estaduais e Municipais de Maringá - PR. Este estudo de cunho descritivo, utilizou como instrumento de medida um questionário. A amostra, escolhida de forma aleatória simples, constituiu-se por 30 professores de 12 escolas, sendo 15 professores da rede estadual e 15 da rede municipal. Para o tratamento estatístico, utilizou-se a estatística descritiva em nível de frequência simples e a estatística não-paramétrica, com o uso do teste Qui-Quadrado (c2). Os resultados apontam que as avaliações da disciplina Educação Física, tanto nas Escolas Municipais como nas Estaduais de Maringá, são realizadas apenas para cumprir normas, sem planejamento e conseqüentemente sem objetivos educacionais pré-definidos, espelhando as contradições e confusões inerentes às modalidades de avaliação, por parte dos profissionais da área. Esses profissionais demonstraram a precariedade do entendimento do papel da avaliação no processo ensino-aprendizagem.

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