Avaliação Educacional: Currículos de Formação de Professores em Educação Física na América Latina
Por Sayonara Cunha de Paula (Autor), Amarílio Ferreira Neto (Autor), Ronildo Stieg (Autor), Wagner dos Santos (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 42, n 1, 2020. Da página 2010 a -
Resumo
Este estudo analisa como a avaliação educacional se apresenta nas disciplinas específicas ao tema nos cursos de formação de professores de educação física em oito países da América Latina. De caráter exploratório, assume a crítica documental como abordagem teórico-metodológica e o Iramuteq como ferramenta de análise. Usa como fontes 156 grades curriculares e textos sobre a formação de professores nesses países. Revela que as disciplinas tematizam as dimensões do currículo, avaliação do ensino, da aprendizagem, articulados à educação física. Além disso, a variedade de nomenclaturas agregadas ao mesmo título indica maior distribuição em unidades didáticas nas disciplinas e reduz a discussão de avaliação.