Resumo
Esta dissertação objetivou compreender como a avaliação educacional tem sido prescrita nos cursos de formação de professores em Educação Física das instituições privadas do Estado do Espírito Santo. É organizada em três capítulos que dialogam entre si em torno do objeto central deste estudo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que assume como abordagem teórico-metodológico, o tipo crítico documental (BLOCH, 2001). O primeiro capítulo analisa a relação entre o currículo e a concepção de formação profissional assumida pelos cursos, e quais as implicações dessa organização curricular para o estudo da avaliação. Foi sinalizada uma concepção de formação com o viés associado às práticas esportivas, perspectivando a atuação do profissional no ambiente escolar, destacando-se a disciplina de Estágio Supervisionado. Além de encontrarmos a presença da avaliação nos títulos de três disciplinas e em dezessete ementas. No segundo capítulo, busca-se compreender como se constitui a prescrição do ensino da avaliação educacional nos cursos de formação em Educação Física. Foram identificadas duas perspectivas de avaliação: uma que se preocupa em ensinar sobre a avaliação e ensinar a avaliar; e outra centrada na dimensão do fazer, da prática avaliativa em si, como um objeto/instrumento utilizado para avaliar um projeto ou um evento. Além disso, foram identificadas 19 disciplinas que abordam a avaliação em suas bibliografias, sinalizando que os cursos têm estabelecido um diálogo entre as bibliografias do campo da Educação e da Educação Física. No terceiro capítulo, objetivou-se analisar as prescrições das práticas avaliativas anunciadas nas diferentes disciplinas dos cursos de Educação Física. Identificamos uma diversificação de instrumentos avaliativos utilizados, e que essas práticas podem ser agrupadas em três aspectos: saber ser, saber sobre o fazer e saber fazer. Diante desse estudo, compreendemos que a avaliação, embora tenha sido encontrada em apenas três títulos, tem sido discutidapelas das diferentes disciplinas A avaliação é tratada como ferramenta para o ensino, pensando no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, projetando na sua futura ação como docente, e sendo abordada também como instrumento a ser utilizado na disciplina.