Resumo

O presente trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos no comportamento motor, de um programa especial de atividades motoras aplicado em um grupo de estudantes de classe especial, portadores de déficits motores. O trabalho teve como amostra um grupo de estudantes do Centro Integrado de Educação Especial Castorina Faria Lima - Nova Iguaçu, portadores de retardo mental classificados como moderados, oscilando o quociente de inteligência entre 36 e 52 pontos. Os estudantes foram subdivididos em dois grupos, um controle e o outro experimental, este recebendo tratamento experimental. Em ambos os grupos foram aplicados testes de bateria de habilidade motora de BRUINNINKS-OZERESTSKY, em sua versão reduzida, composta de 14 testes, propondo medir a coordenação bilateral, coordenação visomotora, equilíbrio, habilidades de destreza, e percepção espaço-temporal. O programa de Educação Física especial que foi empregado no tratamento experimental não diferiu dos métodos e técnicas usados na Educação Física curricular, com exceção do estilo de ensino, onde maior ênfase foi observada no espectro recíproco preconizado por MOSSTON. Das análises estatísticas realizadas a única que revelou-se significativa foi a que se relacionou com as valências físicas de destrezas, embora todas as demais revelassem linhas positivas. Justificou-se este resultado ao pouco tempo (2 meses) destinado para a prática das atividades propostas, que necessitavam de alguma maior operação mental. Na literatura pesquisada, poucos estudos experimentais foram encontrados em relação à população deste estudo, o que prejudicou a análise correlacional, por falta de pontos referenciais.

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