Resumo

A sociedade contemporânea tem sido alvo de uma série de intervenções por parte de pesquisadores e estudiosos no sentido de proporcionar uma melhora na saúde dos indivíduos, bem como na sua qualidade de vida. Acompanhando, portanto, uma tendência internacional dos programas de promoção de saúde, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em parceria com o CELAFISCS – Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, desenvolvem um programa denominado Agita São Paulo, que tem por meta aumentar o conhecimento da população do Estado sobre a relação entre atividade física e saúde e, efetivamente, aumentar o nível de atividade física da população, com prioridade para os mais sedentários. Entre os vários focos de intervenção na sociedade, a escola recebe uma atenção especial por parte do programa, tanto pelo fato de concentrar um enorme número de indivíduos, os estudantes, como, principalmente, por abranger essa população em um estágio muito propício à aquisição de hábitos e comportamentos. Sendo assim, o programa idealizou uma mega intervenção de promoção de atividade física, especialmente para esse ambiente, denominado Agita Galera, cujos objetivos são: aumentar o conhecimento da comunidade escolar sobre os benefícios da adoção de um estilo de vida ativo; inserir o tema atividade física numa perspectiva de promoção da saúde no projeto pedagógico escolar; e proporcionar ao ambiente escolar, modificações que facilitem a adoção de um estilo ativo para essa população. O objetivo do presente estudo é avaliar o impacto do Agita Galera no ambiente escolar a partir da percepção dos sujeitos participantes do evento: alunos, professores e dirigentes de uma unidade escolar. Para tanto, adotamos procedimentos fundamentados no método qualitativo de pesquisa e utilizamos a entrevista semi- estruturada para a coleta das percepções dos sujeitos. As entrevistas foram gravadas e, posteriormente, transcritas e analisadas. Uma vez identificados os significados dos discursos, buscamos compreender se os objetivos da intervenção foram alcançados e de que forma. Na análise do discurso dos professores, de forma geral, eles demonstraram um nítido desconhecimento das propostas constantes do manual de orientação do programa. Por atuarmos profissionalmente na área de Educação Física, acreditamos que a proposta do Agita Galera, como atividade interdisciplinar, desde que trabalhada em sua mais ampla abordagem, a partir de uma perspectiva pedagógica crítico-construtivista, sendo explorada em sua máxima potencialidade e em seus conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, tenha como meta real, a capacitação dos indivíduos para o exercício de um estilo de vida mais ativo e saudável.

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