Avaliação da Eficácia de Um Programa de Aulas de Educação Física no Desenvolvimento Cognitivo de Crianças Abrigadas
Por Rita de Cássia de Souza (Autor), Igor da Silva Carvalho (Autor), Marcos Vinícius Marques do Nascimento (Autor), Íris Lima e Silva (Autor), Fabrício Cardoso (Autor), Heron Beresford (Autor).
Em Conexões v. 9, n 1, 2011. Da página 24 a 36
Resumo
O presente estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da Universidade Castelo Branco – RJ, sendo aprovado sob protocolo nº. 0175/2008 e teve por objetivo avaliar a eficácia de um programa de aulas de educação física, para atuar no atraso do desenvolvimento cognitivo de crianças abrigadas. A amostra foi composta por seis crianças com cinco anos, abrigadas na Sociedade Civil de Amparo ao Menor-Abrigo, no Rio de Janeiro. A metodologia teve formato experimental, operacionalizado por meio de um sistema de avaliações efetuadas antes e depois da intervenção proposta. Como estratégia metodológica para avaliar o nível de organização das estruturas cognitivas das crianças foi utilizada o conjunto de ‘Provas Operatórias’ propostas por Piaget (1975, apud WEISS, 2001), classificando-se o nível de organização das estruturas cognitivas das crianças. A partir dos resultados pôde-se concluir pela eficácia da intervenção educacional aplicada, tendo em vista a maior maturação das estruturas cognitivas observada na segunda avaliação.