Avaliação em Educação Física Curricular. Reprodução e Punição ou Orientação e Independência?
Por V. L. C. Ferreira (Autor).
Em I Simpósio Mineiro de Ciência do Movimento; I Congresso Regional Sudeste do CBCE
Resumo
Analisando os documentos que orientam a Edu cação Física e o Desporto mundiais e examinando -6 PNED, a nível nacional, nota-se que as atividades físicas desportivas e recreativas sãoconsideradas como fator de ação e valorização do homem. A edu cação física cabe preparar a civilização para rei gir eficazmente contra os efeitos maléficos de unavida mecanizada e sedentária. A criação e manutenção do gosto pela prãti ca da atividade física permanente torna-se, pof-tanto, meta _prioritária no sentido de uma melhor qualidade de vida .Como alcançar essa meta priori tária se os procedimentos avaliativos na educação física a nível escolar apresentam-se seletivamen te, valorizando o desempenho dos alunos bem dota. dos, constituindo-se em entrave á maximização clã prática da Educa0.6" Física? Professor de Educação Frsica, Administrado res, Pais e Alunos necessitam discutir e refletir sobre o que deve ser avaliado e para quê avaliar. Que se defina a abrangência da avaliação na fase escolar e que se conscientize quanto ao caratór ideológico dessa avaliação: queremos reproduzir e punior os menos favorecidos do sistema social, co locando prematuramente impecilhos à prática daatt vidade física no tempo livre? Ou desejamos orien tar todos os nossos alunos a adquirir a consciêW cia daquilo que está desempenhado ou do quanto capaz de realizar? Urge que sejam revistos os conceitos e pre conceitos da avaliação em Educação Física, que se critiquem os instrumentos até então utilizados e, principalmente, que se considere cada aluno indi vidualmente e como elemento participativo do prc-i cesso de avaliação.