Resumo

A avaliação ou o processo avaliativo na Educação Física escolar, é um assunto
complexo, da qual sua prática nem sempre considera a necessidade de valorizar e
favorecer a construção da autonomia/emancipação do educando. Dessa forma, com
o intuito de tonar visível outras formas de avaliar que não sejam restritas e coercitivas
e que contemplem as dimensões de conteúdo da escola/vida, em especial na cultura
corporal de movimento, em sua manifestação esportiva mais difundida no Brasil, o
futebol/futsal, buscamos com este estudo analisar o processo de construção
colaborativa de uma avaliação em uma perspectiva emancipatória nas aulas de
Educação Física em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio Integrado do IFSC,
propondo um modelo avaliativo em forma de tecnologia da informação e comunicação.
Para tanto, essa pesquisa se caracterizou por um trabalho de cunho qualitativo a partir
de estudo exploratório. Como técnica para produção dos dados utilizamos um
questionário inicial, diagnóstico, com 12 perguntas abertas, um questionário final com
o acréscimo de uma pergunta e um diário de campo para anotações descritivas e
reflexivas das aulas no Ensino Médio.

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