Resumo
Esta investigação tem como objeto as práticas avaliativas em Educação Física Escolar, partindo do entendimento de que a avaliação é um elemento fundamental no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, delimitamos como objetivos desta pesquisa: 1) investigar as ênfases, especificidades e possíveis lacunas existentes sobre a avaliação da aprendizagem em Educação Física Escolar nas produções acadêmicas da área; e 2) analisar as práticas avaliativas realizadas por professores de Educação Física, articulando-as com os saberes docentes, que lhes oferecem suporte. Dessa forma, nos propomos a analisar essa temática nos perguntando sobre quais são as ênfases e especificidades do campo científico sobre a avaliação da aprendizagem em Educação Física Escolar e se os saberes adquiridos na formação inicial e continuada tem contribuído para a qualidade das práticas avaliativas dos docentes, por fim, quais saberes os professores/as tem construído em suas práticas avaliativas. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, explicativa e de campo. A dissertação foi organizada em duas etapas: 1) revisão sistemática da produção acadêmica no arco temporal de 2007 a 2017. Foram encontrados onze estudos, que analisados seguindo os passos sugeridos por Sampaio e Mancini (2007), como conclusão da mesma, verificamos que a produção acadêmica aponta para a necessidade de considerar a especificidade da Educação Física ao avaliar, ter cuidado ao utilizar critérios relacionados a comportamento e atitude, superar o modelo tradicional de avaliação; e etapa 2) pesquisa de campo realizada no município de Petrolina-PE. A amostra foi composta por 13 professores/as de Educação Física que atuam no Ensino Médio e compõem o quadro de servidores/as efetivos/as da rede estadual de Pernambuco da Gerência Regional de Educação do Sertão do Médio São Francisco (GRE) em Petrolina-PE. Utilizamos como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, foram analisados por meio da análise categorial. Foi possível constatar que a formação inicial não forneceu elementos suficientes para considerar a especificidade da Educação Física. A formação continuada assume um papel importante para a reflexão das práticas avaliativas. Em relação as práticas avaliativas construídas a partir dos saberes experienciais, os professores avançam para além de uma avaliação como teste ou medida, tomando como base diversos critérios e utilizando diferentes instrumentos.