Resumo

O estudo teve como tema a avaliação na Educação Física Escolar e o objetivo de realizar um projeto avaliativo que fornecesse subsídios sobre a aprendizagem dos alunos nas mais diversas dimensões do conhecimento, tais como: atitudinal, emocional, procedimental e conceitual. Esse projeto foi realizado com as turmas do 1o C e 5oC da Unidade Municipal de Ensino Fundamental Rubem Braga, localizada no município de Vila Velha, Espírito Santo, Brasil. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo e de avaliação. Utilizamos três instrumentos na “avaliação formal” (VILLAS BOAS, 2006), um quadro com emoticons, no qual os alunos preencheram no final de cada aula, um quadro com 7 critérios para o professor analisar os alunos que são: 1)
entende o que foi pedido; 2) tem dificuldade na execução da atividade; 3) tem um bom comportamento com os colegas; 4) respeita as regras das atividades; 5) preserva o material e os espaços escolares; 6) tem iniciativa durantes as atividades; 7) tem dificuldade na execução de movimentos e a prova, que foi realizada a cada quarto aulas em unidades didáticas pequenas. Utilizamos também a “avaliação informal” (VILLAS BOAS, 2006), feita através do contato com os alunos diariamente sem que eles soubessem que estavam sendo avaliados. Constatamos que o projeto avaliativo nos deu subsídio suficiente para afirmar que os alunos alcançaram os objetivos traçados, começaram a entender o real significado de avaliação e tiveram mais autonomia no seu processo de ensino/aprendizagem/avaliação. Concluímos também que há dificuldade em avaliar os alunos sem a imposição de nota.

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