Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar o processo de Avaliação do Ensino-Aprendizagem em Educação Física, procurando verificar o seu significado, buscando novas referências para conduzir metodologicamente este processo. Para tantofoi realizado um estudo bibliográfico sobre aspectos que podem influenciar na avaliação, como as Tendências da Educação Física Brasileira e a concepção sobre Educação Física Escolar; e um estudo sobre a Avaliação do Ensino-Aprendizagem em Educação Física, propriamente. Conclui-se que a avaliação tem sido entendida como atendimento às exigências burocráticas e seleção de alunos para competições e apresentações, efetuada de forma a considerar apenas a presença do aluno, a execução de gestos técnicos ou nem é realizada. O que determina este entendimento é afomuição recebida pelo professor, seus valores, cultura profissional e as pressões do meio, sendo que este entendimento poderá se modificar; se necessário, caso o professor esteja aberto para novos conhecimentos. Hoje, buscando novas referências, chega-se ao entendimento de que a avaliação caracteriza-se como parte integrante do projeto pedagógico da escola e que deve se materializar em cada aula, considerando-se suas implicações e conseqüências pedagógicas, políticas e sociais, referenciada nos interesses individuais e coletivos, ampliando as possibilidades corporais. Essas possibilidades envolvem aspectos de conhecimento, habilidade, atitude e conduta social, considerados dentro da concepção da totalidade humana, isto é, da concepção de que o aluno é um ser uno e único, e de que ambos, professores e alunos, assumirão responsabilidades na perspectiva de uma avaliação participativa. 

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