Resumo

Diante dos desafios que se contextualizam à problemática da educação
e s c o l a r p ú bl i c a , e s t e t rab a l h o e n fo c a c omo a ava l i a ç ã o t em s i d o
perspectivada por professores de Educação Física, discutindo como esse
componente do planejamento escolar tem sido desenvolvido por esses
docentes. Analisa quais são os tipos de avaliação utilizados por professores
de Educação Física do ensino fundamental da rede pública de Vitória-ES
e os limites e possibilidades presentes no processo avaliativo aplicados a
alunos de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório
que utilizou como instrumento a entrevista aplicada a professores de seis
escolas públicas de Vitória-ES. Como principais resultados e conclusões
do estudo, inferiu-se que: o conceito de avaliação é um tema que apresenta
dificuldade de ser delimitado pelos participantes da pesquisa; que se incide
na análise da fala dos respondentes a necessidade de relacionar os critérios
de avaliação por eles utilizados, e que se registram limites nas falas dos
informantes em expressar como tem sido desenvolvido o processo
avaliativo de seus alunos. Por outro lado, pode-se identificar que já é possível
visualizar o investimento das escolas em promover debates e grupos de
estudo sobre o tema avaliação educacional.

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