Avaliação Escolar e Educação Física: Textos e Contextos
Por Warley Carlos de Souza (Autor).
Em Revista Magsul de Educação Física na Fronteira v. 2, n 3, 2017.
Resumo
O estudo buscou compreender a avaliação como ponto de partida para planejamento de novos momentos pedagógicos. A relevância do tema se materializa na essência da busca de qualidade social no processo ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física escolar na cidade de Dourados MS. O caminho metodológico pautou-se por uma pesquisa qualitativa do tipodescritiva analítica. Utilizou-se o método de questionário aberto junto a 20 professores de Educação Física da rede pública de ensino da cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul. Os resultados exemplificam que a avaliação da prática, a verticalização do processo ensino/aprendizagem em uma avaliação positivista e o conteúdo que advém da ideia pessoal do professor são demonstrações de que a área parece carecer de estruturação pedagógica. Assim, a pesquisa aponta na direção da necessidade que a formação do professor de Educação Física necessita de uma reorganização no que tange sua ação no contexto escolar, pois, a avaliação realizada pela maioria representa um processo que foi realizado na década de 80. Fundamentalmente elementos pedagógicos necessitam ser inclusos na formação inicial e da formação em contexto desses profissionais.