Avaliação Escolar: Uma Análise da Fala de Professores de Educação Física da Rede Municipal de Vila Velha - Es
Por Kalline Pereira Aroeira (Autor), Franciane Rodrigue (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
A pesquisa apresenta como foco de discussão uma questão que necessita
ser situada na produção educacional: como o professor de Educação Física
está avaliando? Nesse contexto este estudo busca investigar qual a visão
sobre a avaliação de professores de Educação Física, que atuam em escolas
da rede municipal de ensino fundamental da Vila Velha - ES e avaliar os
instrumentos utilizados no processo de avaliação e como se caracteriza
esse processo avaliativo. Trata-se de uma pesquisa descritiva, que utilizou a
entrevista estruturada aplicada a professores de Educação Física de cinco
unidades municipais de ensino fundamental de Vila Velha - ES. Como
pr inc ipa i s r e s u l t ados e cons ide r a çõe s - s ínt e s e sobr e a probl emá t i c a
investigada, foi possível inferir que: 1) a maioria dos entrevistados se
aproximou da visão de avaliação identificada nas produções dos autores
aqui analisados (HOFFMANN, 1991; LUCKESI, 2003; ROMÃO, 2002; RABELO,
2001; VASCONCELLOS, 1993); 2) Sobre as características do processo avaliativo
o método de avaliação incide em privilegiar a avaliação contínua, e a
a c umu l at iva é cons t ant ement e u t i l i z ada ; uma pe q u ena pa rc e l a dos
professores informou basearem-se na Tendência Pedagógica da Cultura
Corporal; 4) Quanto aos instrumentos utilizados no contexto do ensino
fundamental, os principais são: as provas, teórica e prática, e a observação
r e a l i z a d a p e l o s p r o f e s s o r e s d u r a n t e t o d o o p r o c e s s o d e e n s i n o e
ap rendi z agem. E , em re l a ç ã o à j u s t i fi c at iva pa ra a e s c o l h a d e s s e s
instrumentos de avaliação, todos os entrevistados não souberam responder,
apresentando falas que não responderam à pergunta solicitada.