Avaliação Física de Atletas Amadoras de Voleibol dos Jogos Universitários Matogrossense
Por Marcelle Karyelle Montalvão Gomes (Autor), Warlen Ferreira da Silva (Autor), Vanessa A. Lima (Autor), Lucicleide Nascimento da Cruz (Autor), Carlos K. B. Ferrari (Autor), Anibal Monteiro de Magalhães (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivo:
O objetivo foi avaliar o perfil antropométrico e o desempenho de atletas amadoras de voleibol dos Jogos Universitários Matogrossense.
Métodos e Resultados:
Foi avaliado, antes e após o período de competição (3 meses), estatura, peso corporal (PC), frequência cardíaca (FC), Shuttle Run (SR), e impulsão vertical e horizontal. Participaram desse estudo 15 atletas com idade média de 20 ± 2 anos e estatura de 1,70 ± 0,03 metros. O PC inicial foi 65 ± 9 Kg e o final 61 ± 9 Kg. A FC inicial foi 106 bpm e a final 173 bpm. O resultado inicial do SR foi 12,6 ± 1,0 segundos e o final 12,5 ± 0,5 segundos. Os testes iniciais de impulsão vertical foi 1,78 ± 0,10 e final 2,51 ± 0,10, e de impulsão horizontal foi 1,33 ± 0,21 metros e final foi 1,70 ± 0,18 metros.
Conclusão:
Pode-se concluir que as atletas tiveram diminuição do peso corporal após o período de competição, assim como melhoraram a potência muscular para a realização de saltos, porém permaneceram com mesmo resultado para a velocidade. Esses achados podem ser utilizados pelos treinadores e professores para o reajuste no programa de treinamento das atletas, visando a melhora do desempenho atlético.